menu
Logo TecMundo
Segurança

Cuidado: email de intimação judicial que está rodando é falso

O que fazer se você receber o email falso? É mais simples do que parece: bloqueie o remetente, não abra o link e apague o email

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

22/05/2018, às 12:52

Cuidado: email de intimação judicial que está rodando é falsoFonte:

Imagem de Cuidado: email de intimação judicial que está rodando é falso no tecmundo

Um email falso simulando a Associação dos Advogados de São Paulo está sendo usado para infectar o computador de vítimas. No caso, ele ludibria o destinatário oferecendo a visualização de notificações judiciais no nome da vítima. Ao clicar no link, um malware é descarregado no computador.

Segundo o Defesa Digital, também não é a primeira vez que a Associação dos Advogados de São Paulo é usada para golpes. "Nome da Associação dos Advogados de São Paulo volta a ser usado para aplicar golpes. Desta vez, golpistas estão disseminando malware através de falso e-mail em nome da instituição, que oferece visualização e download de intimações hospedadas no servido", disse.

O que fazer se você receber o email falso? É mais simples do que parece: bloqueie o remetente, não abra o link e apague o email

O método de enganar a vítima também é conhecido como phishing. Caso você não saiba, phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação — neste caso, para a vítima visualizar notificações judiciais. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias; ou baixa um arquivo .exe que normalmente é um malware.

— Defesa Digital (@defesa_digital) 22 de maio de 2018
  • O que fazer se você receber o email falso? É mais simples do que parece: bloqueie o remetente, não abra o link e apague o email.


Felipe Payão é jornalista, editor-chefe do TecMundo e especialista em cibersegurança com foco em cibercrime há 11 anos. Payão possui três prêmios especializados: ESET Jornalismo Segurança da Informação América Latina, Comunique-se 2021 e Especialistas da Comunicação.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 5 horas