menu
Logo TecMundo
Segurança

Samsung responde polêmica sobre envio de dados para a China

Não, seu celular não está mandando dados pessoais para spywares chineses. Entenda mais sobre isso!

12/01/2020, às 14:00

Samsung responde polêmica sobre envio de dados para a ChinaFonte:

Imagem de Samsung responde polêmica sobre envio de dados para a China no tecmundo

Samsung acabou sendo alvo da desconfiança dos usuários após um post no Reddit insinuar que chineses teriam invadido os celulares da marca. "Spyware chinês pré-instalado em todos os telefones Samsung", dizia o título da notícia que se espalhou pela internet na última segunda-feira (6), levantando questões sobre o envio de dados de usuários para a China.

De acordo com o autor da postagem, o responsável pelo envio de dados sem permissão seria o aplicativo Device Care. Essa é uma ferramenta presente em todos os celulares da linha Galaxy que permite ao usuário liberar espaço na memória, livrando-se de dados inúteis de forma rápida e prática. Para conseguir fazer essa análise, no entanto, o app tem acesso a tudo no celular. 

Essa ferramenta se tornou o alvo da polêmica porque seu desenvolvimento envolveu a colaboração da empresa chinesa Qihoo 360, dona de uma reputação um tanto quanto questionável. Em 2012, uma pessoa denunciou que seu navegador 360 Secure Browser teria um backdoor oculto. Além disso, a chinesa tem seguido os parâmetros de censura determinados pelo governo chinês — e, presumivelmente, fornecendo dados de usuários quando requisitado.

(Fonte: FreeStock/Reprodução)

A conclusão foi rápida, mas precipitada. Para esclarecer os fatos, a Samsung foi a público declarar que se tratava apenas de um grande mal-entendido. Segundo o site SamMobile, os celulares realmente enviam dados para os servidores da empresa, contudo são informações básicas e necessárias que ajudam a otimizar a memória dos mobiles.

“São enviados apenas a versão do sistema operacional, o modelo do telefone, a capacidade de armazenamento e outros dados sobre o aparelho. A Qihoo tem uma biblioteca de referência para identificar arquivos indesejados e os dados enviados aos servidores não identificam o usuário.”, foi o que a Samsung expôs em sua declaração, pedindo para que os usuários ficassem tranquilos.

info
Essa matéria não é patrocinada, mas contém links de parceiros. O TecMundo pode ganhar comissão pelas vendas geradas por meio desses links. Reiteramos nosso compromisso em indicar apenas produtos e promoções curados e selecionados pelos nossos especialistas, sempre levando em consideração a experiência dos nossos leitores.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 2 dias