menu
Logo TecMundo
Segurança

Brecha em rede de cinemas deixa dados de clientes expostos online

Falha de segurança atingiu empresa peruana Cineplanet, que opera cerca de 40 cinemas

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

28/01/2020, às 09:00

Brecha em rede de cinemas deixa dados de clientes expostos onlineFonte:

Imagem de Brecha em rede de cinemas deixa dados de clientes expostos online no tecmundo

A rede de cinemas peruana Cineplanet deixou os dados de clientes expostos na internet graças a uma falha de segurança em seu sistema. A brecha foi descoberta e denunciada pelo especialista Anurag Sen, no site SafetyDetective, e facilitava o acesso para detalhes incluindo nome, e-mail, endereço e até informações parciais de meios de pagamento utilizados pelos consumidores ao comprar ingressos para filmes.

empresa que cometeu o deslize opera cerca de 40 cinemas no país sul-americano, com 23 das instalações localizadas na capital Lima. Segundo o especialista de segurança que descobriu a brecha, as informações podiam ser acessados facilmente em um navegador por qualquer usuário que conseguisse o endereço de IP da base de dados.

(Fonte: Cineplanet/LinkedIn)

De acordo com os detalhes publicado no SafetyDetective, a base de dados da Cineplanet que estava exposta guardava dados de um mês e cerca de 1,5 milhões de novos registros apareciam diariamente. Mesmo com o grande descuido da companhia, não foram encontrados indícios de que hackers conseguiram acessar as informações dos clientes.

Falha tão grave quanto ataque de hackers

Enquanto o problema já foi resolvido e não existem evidências de que as informações dos clientes foram roubadas, o caso serve de alerta para empresas que não tomam conta dos dados de seus usuários. Segundo ressalta o CNET, especialistas de segurança consideram esse tipo de exposição tão preocupante quanto o trabalho feito por hackers.

Enquanto ataques de cibercriminosos violam bancos de dados em busca de informações vitais, a exposição causada por empresas facilita esse trabalho, já que o hacker nem precisa se esforçar para alcançar detalhes valiosos.

No Brasil, a tendência é que o cenário de segurança melhore em 2020 com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que visa proteger as informações e privacidade de usuários. Ainda assim, a novidade não deve ter efeito imediato: uma pesquisa feita no ano passado revelou que 85% das empresas do país ainda não estão preparadas para a legislação.



Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 2 dias