Devido à alta demanda de solicitação do auxílio emergencial de R$ 600 divulgado pelo Governo para auxiliar a população durante a pandemia do coronavírus, links falsos estão circulando pela internet. Este é um alerta divulgado pelo dfndr lab, laboratório da startup de segurança digital da PSafe, que registrou alta nesse tipo de golpe desde o mês de março.
De acordo com a empresa, cerca de 90 a 100 páginas falsas induzem os usuários a compartilharem links em aplicativos, como o WhatsApp, para receber o benefício, solicitando dados pessoais. Caso a pessoa forneça as informações, está sujeita a riscos.
Exemplo de site falso que circula pela rede.
Uma das medidas de segurança indicadas diz respeito à verificação da identidade do link. Por exemplo, toda página do Governo deve acabar em “gov.br”. Sites falsos não possuem essa característica.
- Leia também: O vazamento de 183 milhões de contas: a engenharia por trás da exposição que atingiu brasileiros
“Para ter certeza de que está em um site oficial, procure o endereço em um site de buscas”, indica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab. Portanto, todo cuidado é pouco. O golpe já tem 6,7 milhões de compartilhamentos e acessos em todo o país.
)