menu
Tecmundo
Segurança

Silvio Santos: golpistas utilizam morte do apresentador para pedir dinheiro via WhatsApp

Falsa mensagem de membros da família do apresentador Silvio Santos, que faleceu no último sábado (17), solicita um Pix para realização do sepultamento do apresentador; confira!

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

19/08/2024, às 13:51

Atualizado em 19/08/2024, às 13:50

Silvio Santos: golpistas utilizam morte do apresentador para pedir dinheiro via WhatsApp

A morte do apresentador e empresário Silvio Santos, no último sábado (17), já é usada por criminosos como isca para golpes no WhatsApp. Uma captura de tela com um suposto caso de fraude usando o nome da família Abravanel foi publicada na rede social X (o antigo Twitter) no mesmo dia do falecimento do dono do SBT.

A mensagem no WhatsApp afirma que a pessoa por trás do número de telefone é ninguém menos que Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos e principal responsável pela apresentação dos programas que eram de responsabilidade do pai. 

— Kevelin Gomes (@kevell1m) August 17, 2024

Alegando dificuldades para "acessar a herança", ela pede uma doação em dinheiro para realização dos procedimentos funerários do apresentador.

Esse tipo de fraude de roubo de identidade é bastante comum no WhatsApp e envolve a solicitação de uma transferência via Pix com motivos variados — com maior frequência usando contatos da própria vítima, como pais e irmãos. Veja abaixo o conteúdo da mensagem na íntegra, com claros erros de português e pontuação.

"Oi, boa tarde aqui é a Patricia abravanel. Meu pai morreu e não tivemos acesso a herança dele ainda e precisamos de dinheiro pro velório e enterro se puder estar ajudando vou mandar minha chave pix"

SBT alerta sobre golpe

No domingo (18), durante a programação em homenagem a Silvio Santos, o próprio SBT emitiu um comunicado oficial confirmando a existência do golpe e avisando os espectadores. Quem fez o alerta foi Celso Portioli, que atualmente comanda o Domingo Legal.

— Brenno (@brenno__moura) August 18, 2024

"Atenção, estão pedindo dinheiro em nome da emissora ou da família Abravanel. O SBT não está fazendo isso. São bandidos, são marginais, pessoas mal intencionadas que estão aplicando golpes. (...) Fique atento, não caía em golpes", disse Portioli.

A própria mensagem não faz sentido: a família Abravanel não passa por dificuldades financeiras que envolveriam dificuldades na realização dos procedimentos de sepultamento de Silvio Santos.

Segundo um desejo do próprio apresentador, que se chamava Senor Abravanel, o fundador da emissora foi sepultado no próprio domingo, em uma cerimônia que seguiu os ritos judaicos e foi restrita para amigos próximos e familiares.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.