Uma sofisticada plataforma de verificação em massa de números de cartões de créditos alimentada por inteligência artificial generativa é a mais nova arma de cibercriminosos brasileiros em golpes online. A ferramenta foi descoberta recentemente pela empresa de segurança cibernética Swarmy.
Denominado “E-Fraud”, o serviço se baseia nas capacidades avançadas da IA para automatizar a validação de números de cartões obtidos por meios ilegais. Com isso, os usuários aproveitam as informações para realizar pagamentos não autorizados.
Nossos vídeos em destaque
Como funciona o serviço?
Apresentado como uma espécie de hub do crime organizado, o serviço disponibiliza APIs automatizadas que fazem a checagem dos números de cartões fornecidos pelos usuários. Com esse recurso, grandes quantidades de informações são analisadas muito mais rapidamente.
- Os especialistas apontam que a plataforma desenvolvida para facilitar a prática de fraudes está hospedada em um IP cujo provedor tem sede nos Estados Unidos;
- Ela possui integração com gateways de pagamento conhecidos, permitindo que os operadores foquem nessas opções;
- Há, ainda, o recurso de geração de QR Code dinâmico via Pix, utilizando o domínio “santsbank.com” para a monetização;
- Por meio dessa funcionalidade, é possível direcionar os valores obtidos ilegalmente para uma empresa baseada em São Paulo, dificultando o rastreamento financeiro.
)
Conforme o relatório, a plataforma E-Fraud adota o modelo de negócio de venda por créditos. Os pacotes são comercializados em valores que variam de R$ 100 a R$ 4.000, com a alternativa básica oferecendo 100 créditos para usar o serviço e a mais cara incluindo 4.000 créditos.
No sistema, existe até um ranking de performance dos cibercriminosos que contratam os serviços oferecidos. Alguns deles têm mais de 250 aprovações de cartões de crédito, de acordo com os responsáveis pela descoberta.
IA também na divulgação da plataforma
Além do uso de assistentes de codificação baseados em IA para acelerar o trabalho de validação dos dados financeiros, o sistema também aproveita a tecnologia de outras maneiras. Indícios de ferramentas inteligentes foram encontrados pelos especialistas no design da página e em mais elementos.
O vídeo de divulgação do E-Fraud utiliza síntese de voz por IA com entonação profissional para explicar as funcionalidades oferecidas. A estratégia, aliada a técnicas avançadas de marketing digital, ajuda a dar ao serviço uma aparência supostamente legítima, como explicaram os pesquisadores.
Gostou do conteúdo? Leia mais notícias na editoria de cibersegurança do TecMundo e interaja com a gente por meio da seção de comentários da página.
)
)
)
)
)
)
)