O vazamento recente de fotos íntimas da atriz Jennifer Lawrence deixou as discussões acerca do termo privacidade ainda mais acaloradas. O iCloud, serviço de hospedagem em nuvem que possibilitou a ação hacker, tem sido objeto de análise não somente por parte de seus usuários; Apple e FBI investigam a invasão de perfis privados de forma bastante ofensiva.
Em entrevista concedida ao The Wall Street Journal, Tim Cook, CEO da Apple, afirmou que a companhia vai implementar medidas duras de segurança às contas de seus clientes. O executivo explicou que notificações via push serão emitidas aos usuários sob as seguintes circunstâncias: alteração de senhas, restauração de dados e login via “dispositivos estranhos”.
O caso de Jannifer Lawrence, porém, não é singular: conforme lembra Tim Cook, centenas de fotos de celebridades já vazaram internet afora por meio dos mais variados tipos de serviços de armazenamento de dados online. O executivo observa que artistas são alvos constantes de ataques de hackers, que se apoderam dos dados de login e senha e, assim, executam a ação criminosa. “A Apple vai introduzir essas novas medidas em duas semanas”, afirmou Tim Cook.
Novo modelo de segurança
O pronunciamento feito pelo CEO da Apple foi a primeira declaração oficial emitida pela companhia após o vazamento das fotos de Jennifer Lawrence (saiba mais sobre o caso aqui). O novo mecanismo de segurança às contas de usuários deverá funcionar da seguinte forma: sempre que ações de alteração de senhas, login via dispositivo não cadastrado junto ao iCloud ou restauração dos dados forem executadas, um email será enviado aos clientes da Apple.
)
Neste novo modelo, usuários terão as chances de alterar de forma imediata suas senhas ou notificar a própria Apple sobre acessos feitos de forma supostamente ilegal. Além disso, um sistema de notificação de dois estágios deverá, agora, forçar os usuários da próxima versão do iOS a utilizar ao menos duas senhas para acesso às suas contas. “Queremos fazer tudo por nossos clientes, pois estamos tão indignados ‘quanto todo mundo”, conclui Tim Cook.
)