Sistemas inteligentes para equipar veículos tendem a se tornar comum no futuro. O Android Auto, por exemplo, é uma iniciativa da Google que pretende equipar carros nos Estados Unidos até o final desse ano. O CarPlay, da Apple, com a ajuda da assistente de voz Siri, é outro ótimo caso que ilustra bem o assunto.
Porém, nem tudo são “flores” quando o tema são os sistemas operacionais automotivos. Isso porque, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, a quantidade de erros de interpretação dos comandos de voz desses mecanismos diminui bastante a concentração dos motoristas.
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Estudo: como funcionou e o que avaliou
Os testes foram conduzidos pela Universidade de Utah e liderados pelo professor David Strayer, que teve a parceria da Fundação AAA, instituição voltada para a segurança no trânsito. Ao todo, 162 alunos e voluntários foram submetidos a avaliações três ambientes diferentes: em um laboratório, em um simulador de direção e em uma via pública. O objetivo final era verificar qual era o nível de distração ao utilizar comando de voz para interagir com o carro.
Dois sistemas foram utilizados no decorrer dos testes: as plataformas de conectividade de algumas das principais fabricantes de automóveis do mundo (Chevrolet, Chrysler, Ford, Hyundai Toyota e Mercedes-Benz); e a assistente de voz da Apple, a Siri. A avaliação consistia em criar simulações de interação entre o motorista e o sistema automotivo, como o envio de mensagens de texto, postagens no Facebook e o uso do calendário.
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Cada uma das interações era avaliada com uma nota que ia de 1 a 5 dada pelo próprio motorista. Quanto mais próxima de “1”, menor o grau de distração proporcionado pelo sistema avaliado. E, por consequência, as notas mais altas representaram aquelas opções que atrapalharam mais o condutor.
Resultados: Siri é “desastrosa” quando precisa ajudar o motorista
Os resultados do teste indicaram que a assistente de voz da Apple obteve a pior nota quando se tratava de fazer as interações propostas. Dentre todas as alternativas avaliadas, o Entune, da Toyota, foi aquele que se saiu melhor. A seguir, listamos a classificação das opções avaliadas em ordem crescente de nota (lembrando que quanto mais perto de 1, menor é a distração causada pelo sistema):
- Entune (Toyota): 1,7
- Blue Link Telematics System (Hyundai): 2,2
- UConnect System (Chysler): 2,7
- SYNC com sistema MyFord Touch (Ford): 3
- COMMAND system (Mercedes): 3,1
- MyLink (Chevrolet): 3,7
- Siri (Apple – em atividades específicas): 4,14
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Vale ressaltar que, apesar de a Siri ter obtido uma nota relativamente ruim, o sistema foi avaliados em um teste como esquema diferente do que foi projetado para as outras montadoras. No entanto, a política de notas e a forma como elas eram dadas às opções foi o mesmo em todos os momentos.
Quem é o culpado?
"Quando esses sistemas ficam mais complexos, como quando passam a enviar mensagens ou fazem postagens no Facebook, eles exigem mais trabalho e podem ser perigosos durante a condução", explicou Strayer, líder do estudo. Apesar disso, a culpa não é exatamente das plataformas de interação e sim da sua capacidade de interpretar os comandos do usuário.
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Ainda segundo Strayer, os sistemas que obtiveram as piores notas foram aqueles que resultaram em erro mesmo quando os comandos de voz eram claros e totalmente aceitáveis do ponto de vista “humano”. Isso causava frustação no motorista e exigia que ele dedicasse mais atenção para o interpretador entender o que ele queria. Houve confusão, por exemplo, na troca de estações de rádio e realização de ligações.
Qual é a solução?
Segundo Deborah Hesman, presidente do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos e ex-integrante do Comitê de Segurança de Transportes, a falta de regulamentação é a principal causa dos problemas apresentados por esses sistemas. “É como no Velho Oesta”, conta Hesman em referência a desorganização das leis que regem esse segmento.
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Órgãos públicos do país norte-americano estão dando orientações às montadoras em relação aos mecanismos automotivos de interação com o motorista. Essa lição também é muito bem vinda para os assistentes de voz como a Siri, Google Now e Cortana. Se essa regulamentação sair do papel, quem sabe todos possam desfrutar de sistemas que não atrapalhem na hora da condução dos carros.
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