menu
Tecmundo
Software

Snapchat é acusado de racismo por causa de filtro chinês

O Snapchat já havia enfrentado questões sobre o racismo anteriormente. Parece que ainda não aprendeu

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

12/08/2016, às 12:31

Snapchat é acusado de racismo por causa de filtro chinês

Fonte:

Imagem de Snapchat é acusado de racismo por causa de filtro chinês no tecmundo

"Yellowface". É dessa maneira que é designado quando alguma pessoa faz sátira e utiliza como pintura ou máscara as feições asiáticas — e isso não costuma ser coisa legal, certo? Bom, usuários do Snapchat estavam acusando o aplicativo de racismo por causa de um filtro que colocava um "rosto asiático" nas selfies.

O Snapchat já havia enfrentado questões de racismo anteriormente por causa de um "blackface", quando colocou um filtro do cantor Bob Marley para os usuários se divertirem. 

Sobre o filtro asiático em questão, o Snapchat comentou ao The Verge que ele foi rapidamente retirado do ar e que a ideia era apenas ser um filtro com inspiração "anime". Como os filtros do aplicativo ficam pouco tempo online, as resposta dos usuários foi rápida ao culpar a empresa:

— grace (@tequilafunrise) 9 de agosto de 2016

Após o incidente com o filtro do Bob Marley e agora com este asiático, será que o Snapchat vai sacar que a comunidade gosta mais quando os filtros focam em fantasias, animais e distorções de rosto? Envolver etnias em diversão não costuma ser a resposta certa. 



Felipe Payão é jornalista, editor-chefe do TecMundo e especialista em cibersegurança com foco em cibercrime há 11 anos. Payão possui três prêmios especializados: ESET Jornalismo Segurança da Informação América Latina, Comunique-se 2021 e Especialistas da Comunicação.