Desde que o Windows 10 chegou, os consumidores podem aproveitar muitos recursos bem legais deste novo sistema operacional — que para muitos é a melhor versão produzida pela Microsoft desde o Windows 7, justamente por trazer de volta bons recursos daquela edição. Por outro lado, há muitos usuários criticando a falta de privacidade existente nesta última atualização.
Assim como outras empresas fazem nos sistemas portáteis e na navegação na internet, a Microsoft também estaria colhendo dados de utilização dos consumidores no Windows 10. O objetivo disso é o mesmo que você já está acostumado a ver: melhorar a percepção de uso do software e criar promoções e anúncios mais relevantes de acordo com cada perfil de consumidor.
Nossos vídeos em destaque
Por isso, todas as pesquisas no Bing, utilizações de contas Microsoft, respostas para questionários, emissão de formulários e pesquisas pela Cortana, trocas de arquivos para o OneDrive e contatos com o suporte da Microsoft podem ser rastreados. Mas será que existe alguma forma de melhorar a proteção à privacidade no sistema operacional? Existe sim! E é isso que vamos mostrar agora mesmo!
Criar uma conta local
Uma das grandes vantagens do Windows 10 em relação a outros sistemas operacionais está no fato de que ele permite aos consumidores usarem contas locais nas máquinas. Isso significa que, apesar de haver a opção do login por contas Microsoft, é possível não associar o computador a este perfil. E isso é muito simples, como você pode conferir logo abaixo:
- Na tela inicial, clique no botão "Iniciar" e escolha "Configurações" para iniciar o processo
- Na nova janela, clique em "Contas".
- Escolha "Família e outros usuários". Depois disso, na página que vai se abrir, selecione "Adicionar outra pessoa a este PC".
- Selecione "Não tenho as informações".
- Selecione “Adicionar um usuário sem uma conta da Microsoft”
- Insira um nome (e se quiser, senha) e clique em próximo
- A conta local está criada.
É importante lembrar que, dessa forma, o Windows 10 não terá acesso sincronizado ao OneDrive e também não será possível comprar ou baixar aplicativos pela Windows Store. Isso acontece porque nesses dois casos é necessário associar o seu login a uma conta da Mcirosoft.
)
Desativar Cortana
Como já dissemos, a Cortana é uma das maiores acumuladoras de informações no novo Windows. Por isso, se você quer mesmo que seus dados não sejam armazenados e enviados para os servidores da desenvolvedora, é importante que você desative o recurso em seu aparelho.
Vale lembrar que a Cortana ainda não está disponível em português, por isso é bem provável que o recurso já esteja desativado em seu computador. Por outro lado, se você usa a versão em inglês do sistema operacional, será necessário realizar o procedimento manualmente. Para isso, apenas pressione o botão “Windows”, digite “Cortana”, acesse as configurações e desative o recurso.
)
Configurações de privacidade
Também há uma série de configurações de privacidade que podem ser acessadas rapidamente por quem quiser garantir menos dados sendo levados para outros computadores. E para ajustar isso você só precisa seguir alguns passos bem rápidos. O primeiro deles é pressionar o botão “Windows” e digitar “Privacidade”, selecionando “Configurações de privacidade” logo em seguida — também é possível fazer isso diretamente pelas configurações.
)
Na nova janela, procure a opção “Comentários e Diagnóstico”. Em “Frequência de comentários”, escolha a opção “Nunca”. Em “Dados de Diagnóstico e Uso”, opte por “Básico”. Por fim, se você usa um notebook ou desktop com suporte para Wi-Fi, é importante também acessar as configurações de “Wi-Fi Sense” e desativar o recurso — lembrando que ele funciona para compartilhar senhas de rede sem fio.
.....
Você sente sua privacidade invadida usando o Windows 10? Comente no Fórum do TecMundo
)
)
)
)
)
)
)