O Gmail é de longe o serviço de correio eletrônico mais utilizado do planeta, com mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos. O aplicativo oferece uma boa capacidade de armazenamento em versão grátis, é fácil de usar e é ainda mais poderoso se utilizado com as ferramentas do ecossistema da Google. Contudo, ele, claro, tem suas falhas. Uma delas é ausência de uma ferramenta nativa para análise de abertura dos emails. Isso pode estar sendo corrigido pelo Gmail Metrics, que promete uma solução corporativa mais adequada que o Gmail Meter.
O jornalista Larry Alton, do The Next Web, realizou o teste grátis de 14 dias e destacou alguns pontos positivos da plataforma.
Emails enviados e recebidos
O recurso mostra o tráfego de conteúdo ao longo do dia ou dentro de um período específico. Isso permite compreender melhor quanto tempo você e seus colegas de trabalho consome escrevendo e respondendo emails.
)
Tráfego por dia e horário
Aqui mais uma funcionalidade simples e muito útil, que pode ser encontrada em qualquer aplicativo do gênero. Serve para avaliar quando sua conta está mais ativa na plataforma, seja no horário ou no dia da semana.
)
)
Contagem de palavras, usuários recorrentes e estatísticas sobre conversas
Pode parecer uma coisa banal, mas saber qual é a média de palavras utilizadas pode ajudar você a controlar melhor seu conteúdo, principalmente as respostas. Já que tempo é dinheiro, otimizar o material trocado pode agilizar todo o processo e essa ferramenta pode ser bastante interessante nesse sentido.
)
O Gmail Metrics conta também com avaliação dos usuários mais recorrentes, o que torna mais fácil a análise sobre a distribuição de conteúdo e quais são os clientes mais relevantes para seu negócio.
Quantas conversas você inicia e para quantas é chamado? Como os emails mudam de um tópico tradicional para um diálogo mais frequente. Isso pode contribuir na avaliação de como o comportamento dos usuários se desenvolve e a plataforma conta com uma funcionalidade específica para esse fim.
Tempo de resposta
Examinar quanto tempo você leva para responder os emails e fazer o mesmo com as contas para as quais envia material ajuda a perceber como repetir o mesmo sucesso de uma investida em outras opções.
)
Principais usos
Tá, mas para quais finalidades o Gmail Metrics é mais indicado? Pega aí:
- Rastreamento e monitoramento de colaboradores: o aplicativo pode fazer as vezes do Toggl e do Timecamp, ajudando na avaliação do desempenho dos empregados. Com ele é possível determinar quais são as pessoas que mais usam emails e os que não estão utilizando-as com a periodicidade adequada.
- Otimização do rendimento pessoal: avaliar quanto tempo você gasta escrevendo e respondendo conteúdo pode ser muito útil no gerenciamento do tempo e da própria qualidade do material.
- Custo e benefício: as informações fornecidas pelo serviço podem determinar quanto tempo você gasta em um projeto em relação à receita oriunda de cada um deles. Se um cliente precisa de mais atenção, mas paga a mesma quantia que outro, então o custo e benefício tem que ser ajustado na tabela.
Essas são apenas algumas das primeiras impressões e é bem possível que a Google continue melhorando o app, para se tornar algo mais eficiente ao longo do tempo. Afinal, pelo menos por enquanto, os emails continuam sendo uma das boas ferramentas de marketing do mercado.
)