menu
Logo TecMundo
Software

Microsoft usou IA para melhorar processo de atualização do Windows 10

Sistema analisava as máquinas para dar prioridade às que tivessem menos chances de apresentar problemas

15/06/2018, às 10:34

A Microsoft utilizou inteligência artificial (IA) para melhorar a eficiência da última grande atualização do Windows 10, lançada no mês passado. Como informou a empresa em uma postagem no blog do sistema operacional, essa foi a primeira vez que aprendizagem de máquina e IA foram usadas para garantir um processo de atualização mais tranquilo, após um teste feito anteriormente.

O método escolhido envolveu analisar as características dos computadores que recebiam a atualização, detectando quais não tinham problemas ao instalar os novos dados. A partir disso, os arquivos eram enviados primeiro para sistemas com configurações semelhantes aos que não tiveram maiores problemas.

Como explica a Microsoft, esse sistema vai ficando mais preciso à medida que aumenta a quantidade de usuários recebendo a nova versão do sistema operacional. “Com mais de 250 milhões máquinas com a atualização de abril de 2018, estamos vendo números mais altos de satisfação, menos problemas conhecidos e um volume menor de ligações para o suporte técnico em comparação com versões anteriores do Windows 10”, diz o texto.

Problema envolvendo usuários do Avast

Outro exemplo que a companhia citou como positivo foi a solução para o problema envolvendo usuários do Avast. Após a atualização, muitas pessoas com o antivírus instalado afirmaram que os computadores apresentavam mensagens de erro constantes, não conseguiam mais se conectar à internet ou até mesmo reiniciavam sem parar.

De acordo com a Microsoft, o erro foi percebido em menos de 24 horas e a companhia bloqueou imediatamente a atualização para todos os computadores que poderiam ser afetados. Em seguida, ela trabalhou com a equipe do Avast para identificar e solucionar o problema antes de continuar normalmente com o processo. A companhia ainda encoraja qualquer usuário que tenha problemas a utilizar o aplicativo Hub de Feedback para relatar o caso.


local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia