menu
Tecmundo
Software

Atenção: WhatsApp poderá apagar backups antigos em 12 de novembro

Alteração nos termos de uso do backup no Google Drive pode resultar em perda de conversas armazenadas há mais de um ano

07/11/2018, às 12:03

O WhatsApp anunciou há mais de dois meses que o armazenamento de backup de conversas do mensageiro deixará de consumir espaço no Google Drive, mas essa mudança vem acompanhada de outra alteração: uma modificação nos termos de uso da plataforma que pode resultar na perda de backups guardados há mais de um ano, como lembra o Android Pit.

Se você não atualizou os backups há menos de um ano, as conversas serão removidas de sua conta no Google Drive a partir de 12 de novembro, quando os novos termos entram em vigor. Nas mensagens enviadas aos usuários em agosto, a Google já alertava sobre a necessidade de fazer um backup manual das mensagens antes desta data para evitar perdas.

Portanto, acesse as configurações do WhatsApp e vá em Conversas > Backup de Conversas, e ative a opção “Nunca” em “Fazer backup no Google Drive”.  Depois, clique em “Fazer backup” para que o histórico de mensagens seja salvo localmente em seu dispositivo.

WhatsAppFaça um backup manual para não perder conversas. (Fonte: TecMundo/Douglas Ciriaco)

É possível, também, limpar e redefinir todas as configurações do WhatsApp e fazer login novamente com o seu número de telefone a fim de que ele “puxe” as conversas antigas a partir do backup e você tenha tudo em seu smartphone.

Depois disso, basta ativar novamente o backup automático no Google Drive para que o procedimento seja realizado de acordo com as configurações definidas por você. Vale lembrar que conversas, vídeos, áudios e imagens armazenados no Drive não estão protegidos pela criptografia ponta a ponta do WhatsApp.