menu
Tecmundo
Software

Tour virtual da Google exibe exposições do Museu Nacional antes de incêndio

Passeio virtual permite ver em 360 graus vários itens que foram consumidos pelas chamas na tragédia do dia 2 de setembro

13/12/2018, às 13:57

Tour virtual da Google exibe exposições do Museu Nacional antes de incêndio

Fonte:

Imagem de Tour virtual da Google exibe exposições do Museu Nacional antes de incêndio no tecmundo

O Brasil todo chorou quando o Museu Nacional, na Zona Norte do Rio, sofreu um incêndio de grandes proporções, o que ocasionou a destruição de grande parte de seu inestimável acervo de cerca de 20 milhões de itens. Enquanto ele entra em processo de restauração, é possível ver de perto muito do que foi perdido, graça à tecnologia.

É possível mergulhar em visitas guiadas narradas em português com cardboards e headsets de realidade virtual

O Museu Nacional e o Google Arts & Culture assinaram uma parceria que envolve a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ministério da Educação na oferta de uma tour virtual a oito exposições, com imagens de 164 peças digitalizadas antes das chamas as consumirem. Entre os artefatos disponíveis estão relíquias como o crânio de Luzia, o mais antigo remanescente humanos das Américas; a famosa réplica de Titanossauro e o Meteorito de Bendegô, o maior já encontrado no Brasil, com nada menos do que 5.260 quilos.

Além das mostras, é possível fazer um passeio virtual inédito por dentro do museu, com fotos em 360 graus captadas em 2017, por meio do Museum View. A ferramenta permite mergulhar pelas salas do prédio histórico, ver detalhes e ainda conferir informações narradas em português, inglês e espanhol — incluindo o suporte para cardboards e headsets de realidade virtual.

museuFonte: Google Arts & Culture

A  parceria entre o Google e o Museu Nacional começou em 2016. Desde então, a instituição vem organizando e catalogando o acervo na plataforma Arts & Culture, com o objetivo de desenvolver novas formas para pessoas de todo o mundo descobrirem e se envolverem com arte e cultura. Atualmente, mais de 50 instituições fazem parte desse projeto no Brasil, entre eles o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu do Amanhã, Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Para conferir a visita guiada digital, clique neste link. A parceria entre o Museu Nacional e a Google permite também o uso da assistente digital Google Assistente. Para isso, é só começar falando perto do dispositivo “ok Google, você gosta de dinossauro?”. Já o Google Arts & Culture está disponível em site e aplicativos para iOS e para Android.