menu
Tecmundo
Software

Modo anônimo do Google Maps começa a ser testado

O Google Maps vai funcionar normalmente, sem associar os dados de navegação à sua conta

Avatar do(a) autor(a): Ramalho Lima

19/09/2019, às 08:02

Modo anônimo do Google Maps começa a ser testado

Fonte:

Imagem de Modo anônimo do Google Maps começa a ser testado no tecmundo

No mês de maio, durante a Google I/O 2019, a companhia anunciou seus planos para lançar o modo anônimo do Google Maps. Agora, quatro meses depois, os testes do recurso foram iniciados. A funcionalidade vai permitir que o Maps funcione normalmente, sem associar os dados de navegação à conta do usuário. Em outras palavras, o app poderá ser usado com a coleta de dados completamente desligada.

Antes, uma situação semelhante só era possível se o usuário realizasse o logoff da conta antes de abrir a aplicação. Mas essa solução é inconveniente, já que impede o uso simultâneo de outro app que exige que o usuário esteja logado, como o Gmail, por exemplo.

No momento, apenas usuários habilitados para o programa de testes do Google Maps podem baixar a versão 10.26 (ou superior) do aplicativo para ter acesso prévio ao recurso.

A animação abaixo mostra como o modo anônimo é habilitado. Basta tocar no avatar da conta e escolher a opção correspondente. Neste momento, uma barra preta superior aparece, indicando o status de funcionamento do app. Note que a marca azul de localização também muda para a cor preta.

Fonte: Android Police/Reprodução

O legal é que o recurso vai poder ser ativado em todas as plataformas em que o Maps já funciona, incluindo o Android Auto.

Pressão da mídia

A chegada do modo anônimo no Maps é um movimento natural da Google. Depois das várias implementações de segurança e privacidade realizadas no Android 10, seria até estranho se o mapa da empresa continuasse sem opção de rastrear os usuários.

A versão atual do app até possui opções de configuração que dão a entender que os usuários não estão sendo rastreados, mas reportagens recentes mostraram o contrário.

Ainda há a pressão da mídia para que as empresas de tecnologia diminuam sua vigilância sobre os dados dos usuários, com os escândalos de vazamentos de dados do Facebook, além de notícias sobre a Apple e a própria Google, sobre a forma como tratam as amostras de vozes dos usuários, coletadas por suas assistentes virtuais.

info
Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.


Avatar do(a) autor(a): Ramalho Lima

Ramalho Lima

Especialista em Redator

Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.