menu
Logo TecMundo
Software

iOS 13 tem brecha de segurança descoberta em teclados da Apple Store

A vulnerabilidade surgiu na última atualização (13.1), que já veio para corrigir outros problemas igualmente graves

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

schedule26/09/2019, às 11:00

iOS 13 tem brecha de segurança descoberta em teclados da Apple StoreFonte:

Imagem de iOS 13 tem brecha de segurança descoberta em teclados da Apple Store no tecmundo

A chegada do iOS 13 não está sendo muito tranquila para a Apple. A empresa tem se dedicado a corrigir bugs e vulnerabilidades do sistema, descobertos com poucos dias de lançamento. Agora, com a versão recém-liberada 13.1, uma brecha permite que terceiros acessem todo o dispositivo com facilidade.

Em um comunicado público, a Apple anunciou a descoberta da vulnerabilidade que afeta teclados de terceiros baixado nos aparelhos. Segundo o depoimento, os teclados são executados em paralelo, justamente para evitar acesso a partes sensíveis do sistema operacional; no entanto, mesmo sem permissão, essas aplicações conseguem acesso total ao iPhone ou iPad.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

A Apple orienta aos usuários desconfortáveis com a vulnerabilidade a desinstalar esses aplicativos e use somente o teclado nativo do iOS 13, até que uma atualização corrija a brecha.

undefined
Swift Key é um exemplo de teclado disponível na Apple Store. (Fonte: Phone Arena/Reprodução)

“Esse problema não afeta os teclados da Apple e também não afeta os teclados que não fazem uso do acesso total. O problema será corrigido na próxima atualização de software (13.2).”, finaliza o comunicado público da Maçã.

Certamente, uma notícia como essa não nos deixa tranquilos ao utilizar um teclado da Apple Store. Afinal, smartphones e tablets atualmente possuem dados delicados sobre vidas pessoais, sejam fotos, endereços, senhas ou informações bancárias detalhadas.

Até lá, igualmente recomendamos que utilize somente o teclado Apple. Pode não ser confortável para aqueles acostumados com outros, mas é o mais coerente para proteger a própria privacidade.

info
Essa matéria não é patrocinada, mas contém links de parceiros. O TecMundo pode ganhar comissão pelas vendas geradas por meio desses links. Reiteramos nosso compromisso em indicar apenas produtos e promoções curados e selecionados pelos nossos especialistas, sempre levando em consideração a experiência dos nossos leitores.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.