menu
Tecmundo
Software

Waze: alerta de 'Área de Risco' pode ser expandido em breve

Recurso é bastante pedido pela comunidade, mas está disponível apenas em Israel e no Rio de Janeiro

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

05/12/2019, às 07:10

Waze: alerta de 'Área de Risco' pode ser expandido em breve

Fonte:

Imagem de Waze: alerta de "Área de Risco" pode ser expandido em breve no tecmundo

Um dos recursos mais pedidos pela comunidade que utiliza a navegação do Waze no trânsito pode em breve ser expandida para mais territórios. É o alerta de áreas de alto risco, que avisa se você está próximo ou tem um trajeto que inclui regiões com índices altos de violência e criminalidade.

A informação foi confirmada pelo gerente de produto do Waze, Rapha Cohen, em entrevista ao site Tecnoblog. Segundo o executivo, a empresa identificou a necessidade de trazer essas informações para "aumentar a conscientização sobre o que está acontecendo na estrada e promover segurança para todos".

Por enquanto, só Israel e Rio de Janeiro possuem o recurso, que utiliza dados de homicídios, assaltos violentos e roubos de carro para criar o índice de áreas de risco. Se você ignora o aviso e ultrapassa a fronteira estabelecida pelo app, um segundo aviso é emitido. Para isso, entretanto, é preciso estabelecer parcerias com governos e intituições que tenham estudos sobre o tema e forneçam informações precisas. Na cidade brasileira, os testes começaram durante os Jogos Olímpicos de 2016.

Fonte da imagem: Waze/Divulgação

Além dessa novidade, o Waze deve incluir em uma atualização futura informações mais completas sobre a mudança de rota — ou seja, quando ele sugere um caminho diferente do traçado para você. Ainda segundo o Tecnoblog, a ideia é deixar bem claro ao motorista se a alteração é por causa de congestionamentos, um acidente ou um evento realizado no meio do percurso, por exemplo.

info
Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.