menu
Tecmundo
Software

Slack Connect é lançado para substituir e-mails corporativos

A novidade permite que até 20 empresas se conectem por meio da plataforma

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

25/06/2020, às 04:00

Slack Connect é lançado para substituir e-mails corporativos

Fonte:

Imagem de Slack Connect é lançado para substituir emails corporativos no tecmundo

O Slack anunciou recentemente o Connect, nova funcionalidade do serviço que é focada em comunicação externa. Enquanto os recursos convencionais da solução visam melhorar a comunicação entre funcionários, a novidade promete substituir o e-mail e conectar diferentes negócios diretamente pela plataforma.

O Slack Connect possibilita concentrar até 20 empresas em um canal. Atualmente, a função permite realizar uma conexão segura entre diferentes empresas para compartilhar mensagens e documentos por meio de canais, mas outras ferramentas chegarão no futuro.

a  Slack 

Uma das novidades que estarão presentes no Slack Connect nas próximas atualizações é a sincronização de calendários. A função promete facilitar a vida dos funcionários que precisam marcar compromissos com diferentes empresas, já que fará um cruzamento de horários para encontrar janelas de tempo livre entre as pessoas.

Substituto do e-mail?

De acordo com o Slack, o Connect está em desenvolvimento há 4 anos e faz parte de um ambicioso plano da companhia: emplacar uma nova forma de comunicação entre companhias. A empresa acredita que a solução pode futuramente substituir o bom e velho e-mail no ramo corporativo, por adicionar mais funções inteligentes à experiência de uso.

"Nosso objetivo desde que a empresa foi fundada, há 6 anos e meio, foi: como podemos substituir o e-mail não apenas dentro de uma empresa, mas também entre empresas?", diz o CFO do Slack, Allen Shim, em entrevista ao MarketWatch. "É um avanço nos recursos de colaboração para empresas e um vetor para crescimento futuro."

Além de facilitar o compartilhamento de informações, a empresa estima que o Connect deve melhorar a segurança das companhias. Segundo o Slack, funcionários que se comunicam por e-mail normalmente migram conversas importantes para apps de mensagens como WhatsApp, o que pode colocar dados importantes em risco.

O Connect pretende manter todas as informações empresariais em uma única plataforma, garantindo controle para a companhia. O Slack também afirma que os canais compartilhados contarão com chaves de acesso e, assim que uma firma decidir sair do ambiente compartilhado, todos os seus dados se tornarão privados para outros participantes.

A nova funcionalidade do Slack começou a ser liberada para usuários da versão premium da plataforma, mas o Connect também deve ser lançado futuramente para quem utiliza a edição grátis do serviço.



Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).