Quando o Photoshop surgiu, há cerca de 19 anos atrás, talvez ninguém imaginasse o tamanho da influência que esse programa teria sobre tantos meios. Hoje em dia o programa é usado por todo tipo de usuário e para praticamente qualquer tipo de utilidade. Isso porque é um programa de fácil acessibilidade (ao menos quanto ao uso), permitindo que os usuários possam aprender facilmente como fazer ao menos edições básicas através do programa.
É por isso que o Baixaki sempre traz dicas e tutoriais sobre o Photoshop e vários outros programas. Porque se você perceber, caro usuário, a cada tutorial realizado é um aprendizado para truques e técnicas de uso. E como há muita gente que não sabe como usar e para que servem os filtros, vamos fazer um bom apanhado deles neste artigo. Veja a seguir os principais filtros divididos em suas respectivas categorias.
Os controles de cada filtro
)
Antes de podermos falar de cada filtro, devemos levar em conta os controles que são usados para “regulá-los”. São as chamadas barrinhas deslizantes, que controlam a intensidade do filtro e como ele vai ser aplicado. A maioria deles tem opções como para aumentar ou diminuir o tamanho do pincel, regular a intensidade de detalhe que será mantida etc.
Não há um número certo para a regulagem de nenhum dos filtros, afinal tudo depende do que você está fazendo e de qual imagem está usando. Ou seja, em uma imagem o filtro pode ter um pincel maior e, em outra, menor. Por isso, tenha em mente de que você deverá utilizar as barrinhas dos filtros na tentativa — ir ajustando os valores até chegar ao resultado desejado.
Artísticos (Artistic)
Os filtros artísticos, como o próprio nome já diz, são voltados a transformar uma foto que é comum em algo que foi feito com intuito artístico. Não que uma foto não possa ser arte, mas são filtros que dão um toque como se fosse “à mão”.
)
Cutout — Deixa a imagem como se tivesse sido feita a partir de pequenos pedaços separados de papel. Você pode determinar o número de camadas de papel em Number of Levels.
Smudge Stick — É como se alguém tivesse “borrado uma foto“ antes de ela secar, puxando elementos da imagem para os lados.
Sponge — Imagine se você pegasse uma esponja e começasse a pintar com ela. Ou então, se pegasse uma pintura ainda molhada e aplicasse uma esponja por toda ela. É assim que fica após utilizar esse filtro.
)
Palette Knife — É como se a pintura tivesse “marcas” de faca. Ou seja, você “esculpe” a sua imagem.
Underpainting — Como o nome já diz, esse filtro dá a impressão de que você pintou sobre alguma superfície com textura evidente, sejam tijolos ou areia. Quanto menor o tamanho do pincel (Brush Size), mais detalhada fica a pintura.
Film Grain — Adiciona um pouco de ruído sobre a imagem, utilizando pontos minúsculos para isso e acabando com qualquer perfeccionismo e suavidade que a foto tenha.
Tracejados de pincel (Brush Strokes)
Esses filtros são destinados a modificar os traços da imagem, deixando-os mais reforçados, escuros, acentuados etc.
)
Accented Edges — Com esse filtro você pode acentuar as arestas da imagem, definindo também qual deve ser a largura, o brilho e a suavidade delas.
Angled Strokes — Cria traços que tendem ir para ângulos opostos. Ou seja, a partir de uma barra de equilíbrio você define se os traços devem estar em níveis iguais (para os dois lados), além do comprimento deles.
Crosshatch — Muito semelhante ao Angled Strokes, mas cria rastros de tinta que assemelham-se ao formato de um X, cruzando-se.
)
Dark Strokes — Transforma os traços do desenha e cria vários novos, mas com a intensidade muito mais escura.
Ink Outlines — Deixa toda a sua imagem com borrifos e traços de tinta, como se alguém contornasse vários “pedacinhos” da imagem com uma fina caneta preta.
Spatter — A imagem fica com borrifos, como se tivesse sido pintada com vários sprays de tinta. É possível definir o tamanho do spray e a suavidade da pintura.
Distorções (Distort)
O uso da distorção pode ter motivos muito variados, dependendo muito do uso que se faz. É possível utilizar desde para modificar o rosto/corpo de uma pessoa até para criar efeitos muito diferentes em uma imagem.
)
Pinch — O filtro pega exatamente o meio da imagem (isso não pode ser regulado) e aplica uma espécie de distorção de encolhimento nessa região, sendo que a força vai aumentando das bordas para o meio.
Twirl — Simplesmente cria um redemoinho, deixando a imagem “encaracolada” exatamente no meio. É possível definir o ângulo, sendo que quanto maior, mais deformada fica a imagem.
Polar Coordinates — São as também chamadas coordenadas polares. Ao aplicar esse filtro, o programa une todas as pontas da imagem e cria um círculo — praticamente um planeta.
Rascunho (Sketch)
Pegue um lápis e, largue ele. Esses filtros fazem todo o trabalho por você. Bem, explicando melhor, são filtros que agem como se fossem rascunhos da imagem. Ao aplicar algum deles, a imagem se transforma em um verdadeiro desenho. A maioria é preto-e-branco, com excessão do Water Paper.
)
Bas Relief — Aplica um efeito de baixo relevo na imagem.
Chalk & Charcoal — Dá impressão de que é uma pintura toda feita com giz e carvão, com traços rápidos e grosseiros.
Conté Crayon — Cria um efeito de giz na imagem.
- Leia também: Os 10 melhores aplicativos de relacionamento de 2024
)
Graphic Pen — Esse filtro utiliza um efeito de pintura com caneta de nanquim, como se fosse uma HQ. Ótima idéia para um “efeito gibi”.
Halftone Pattern — Usa uma matriz de meio-tom. Ou seja, a imagem fica em preto-e-branco e cheia de quadriculados.
Note Paper — Um efeito muito bonito que parece com um desenho feito em papel de caderno ou de carta.
)
Photocopy — Imagine aquela fotocópia mal-feita, que deixa a imagem extremamente incompreensível. Esse filtro junta os elementos que estão mais próximos e deixam eles pretos e lisos.
Plaster — Cria um “molde” em gesso a partir da sua imagem.
Water Paper — Filtro com efeito muito semelhante a um papel molhado (inclusive é esse o seu nome).
Estilizar (Stylize)
A maioria dos filtros presentes nesta parte procura dar um efeito diferente, estilizando a imagem de alguma forma diferente dos outros filtros.
)
Glowing Edges — Deixa as arestas extremamente brilhantes e coloridas, com preenchimento preto aonde não há bordas. É parecido com um efeito neon.
Wind — Faz uma verdadeira ventania, borrando a imagem para um lado de sua escolha.
- Leia também: DeepSeek: veja como usar a nova IA chinesa gratuita
Dar textura (Texture)
Essa categoria modifica a imagem no sentido de dar textura a ela, indo desde o efeito craquelé e granulado até um vitral.
)
Craquelure — Cria um craquelé, deixando a imagem toda “quebrada”. Você pode definir o tamanho das rachaduras, o espaçamento entre elas e o brilho desse espaço.
Grain — Deixa a imagem granulada. Mas é diferente do filtro Film Grain, pois aqui há mais textura, deixando esse granulado mais “vivo” e indo além de deixar a imagem apenas menos perfeita.
Mosaic Tiles — Transforma a sua imagem em ladrilhos de mosaico, de maneira que as partes, de certa forma, se juntam umas às outras. Aqui também é possível escolher o tamanho das partes e o espaço entre elas.
- Leia também: 9 melhores IAs para aprender inglês e outros idiomas
)
Patchwork — Deixa tudo quadriculado, dando a impressão de que são vários bordados unidos.
Stained Glass — Cria um vitral em toda a imagem, “quebrando” a sua imagem em vários pequenos pedaços de vidro colorido. Quanto menor o tamanho dos pedaços, mais definida fica a imagem.
Texturizer — Aplica uma textura em cima da imagem, parecendo que foi usada uma superfície para ela. É possível escolher uma textura de tijolos, por exemplo, e criar um muro.
Desfoque (Blur)
)
Gaussian Blur — O desfoque gaussiano é o mais utilizado para efeitos e tutoriais, pois é o mais padronizado, com apenas um controle de intensidade que é capaz de desfocar toda a imagem.
Motion Blur — Muito semelhante ao desfoque gaussiano, mas com a diferença de que dá impressão de movimento. Aqui você escolhe qual o ângulo da movimentação e a intensidade (distância) do borrão.
Ruídos (Noise)
Os chamados ruídos são aqueles “barulhos” na imagem. Ou seja, pontinhos, manchas e geralmente coisas indesejadas e sem uma forma muito definida.
)
Add Noise — Nessa opção você simplesmente adiciona muito ou pouco ruído. Com essa opção é possível escolher uma opção monocromática e criar estática como se fosse uma TV fora do ar.
Dust and Scratches — Também chamado sujeiras e rabiscos, esse filtro é extremamente utilizado justamente para remover o que está em seu nome. Com ele, basta fazer uma seleção com o laço poligonal e aplicar a intensidade adequada para remover com qualidade qualquer tipo de sujeira ou mancha que tenha na foto (imagine aquele café derramado sobre a foto).
Acabamento (Render)
São algumas opções basicamente para acabamento da imagem, incluindo mais a iluminação.
)
Lens flare — É como se a lente tivesse queimado por alguma luz extremamente forte (geralmente o sol), dando um efeito especial. Se usado com cuidado (sem exageros), fica muito bonito para tirar a artificialidade de algumas fotos.
Lighting Effects — Abre-se uma janela com uma porção (muitas mesmo) de opções para criar luzes em sua foto, com perfis prontos que podem ser acessados em um menu chamado Style. E você pode ajeitar cada uma das luzes com muita facilidade: usando as barrinhas deslizantes ou arrastando pontos das bordas.
Conclusão
É isso aí galera, agora é só procurar pelo melhor filtro e fazer as melhores combinações para as suas imagens. Até mais.