Uma atualização do aplicativo iOS do Lightroom (a versão 5.4) apagou imagens e predefinições de usuários – e a Adobe confirmou o pior: a perda é definitiva. Segundo a empresa, não há como recuperar o que desapareceu. A única coisa que resta aos usuários é tentar resgatar o que sumiu via iCloud.
— Lauren Lambert (@llambert89) August 20, 2020Did anyone else lose all your @Adobe @Lightroom photos and presets with their last update?! ?? This is literally the worst. I lost 800 pictures and all my paid presets (which are worth hundreds of dollars.) All they have to say is we apologize. ?? pic.twitter.com/5xGsJ3nEaR
— thisismerete (@thisismerete) August 18, 2020If you're using @Adobe Lightroom on your iPhone, DO NOT update to the newest version of the app! ?? I just updated the app, and now ALL MY PHOTOS ARE GONE!
I'm so sad to see all my hard work for my Instagram is gone, even though it was all backed up in their system.
As reclamações começaram a aparecer nos fóruns de feedback do Photoshop há dois dias, quando a versão 5.4 do Lightroom para iOS foi lançada. Um dos primeiros a reportar o bug foi o usuário Mohamad Alif Eqnur, que perguntou por que fotos, predefinições e até sua marca d'água haviam desaparecido.
Photoshop Family/Reprodução Segundo o representante da empresa, Rikk Flohr, "uma nova versão do Lightroom mobile (5.4.1) para iOS e iPadOS foi lançada para evitar que esse problema afete mais clientes. Sua instalação não restaurará fotos ou predefinições ausentes para clientes afetados pelo problema introduzido na 5.4.0. [...] Pedimos sinceras desculpas a todos os clientes que foram afetados por esse problema."
Além de relatarem que o bug persiste mesmo com a nova atualização, usuários reclamam da falta de informações e (o mais importante) soluções – a Adobe está apenas oferecendo, como compensação, sete dias gratuitos de assinatura (mesmo para quem já é assinante).
Perdidas no espaço
Quem trabalha com imagens não está tendo um bom ano. No início de agosto, a Canon desativou seu serviço de nuvem, o Imagem.Canon, para fazer correções no sistema e acabou perdeu imagens e vídeos de quem havia feito o backup na plataforma.
A empresa emitiu um comunicado dizendo que havia conseguido recuperar “as imagens perdidas iguais ou inferiores a 2048 pixels” – na verdade, as miniaturas geradas e salvas automaticamente pelo Image.Canon quando as imagens são transferidas da máquina para a nuvem.
Não se soube o número de usuários afetados – a empresa apenas divulgou estar “investigando uma forma de melhorar a qualidade das imagens das miniaturas [...] Infelizmente, não existe nenhuma medida técnica para recuperar ficheiros RAW e ficheiros de vídeo”.
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