Você está mexendo no seu computador quando encontra algumas fotos tiradas com a sua câmera digital (ou até mesmo escaneadas) em uma pasta perdida. Várias lembranças vêm a sua mente e você resolve fazer uma "baita" montagem com essas lindas imagens.
Bem, aí vai uma sugestão: que tal montar várias delas em uma perspectiva bacana, com molduras arredondadas e tudo mais, usando o Photoshop? Ainda não entendeu? Então confira o tutorial logo a seguir:
Após abrir o seu Adobe Photoshop, vamos começar criando um novo arquivo, em branco. Para isso, acesse o menu File > New. Cabe a você decidir o tamanho que será usado, mas digamos que você queira criar um papel de parede para a sua área de trabalho. A minha tem 1280x1024, então é esse valor que eu vou colocar.
)
Caso você não queira que o fundo fique totalmente branco, basta criar uma nova camada e então colocar um fundo de sua preferência.
)
Vamos começar a mexer na foto em si. Abra a foto que você vai usar e, com a ferramenta de seleção retangular, selecione toda a imagem e copie-a (Ctrl + C).
)
Volte para o primeiro arquivo, o do seu projeto, e cole a imagem (Ctrl + V). Depois disso, segure a tecla Ctrl e dê um clique no meio do quadradinho da camada (como na imagem abaixo).
)
Após a foto ficar toda selecionada, tenha certeza de estar com a ferramenta de seleção retangular selecionada.
)
Clique com o botão direito bem no meio da foto e selecione a opção Stroke.
)
Agora você deve definir o tamanho da borda que será usada. Isso vai depender do seu projeto. Para o que eu estou usando (de 1280x1024 pixels) eu escolhi 15 pixels em Width. Tenha certeza de deixar a cor branca selecionada e Center em Location.
)
Depois de criada a moldura, é hora de transformá-la. Vá no menu Edit > Transform > Warp. Você verá que a imagem vai se dividir em vários quadrados, sendo que cada extremidade deles conta com uma bolinha. Basta então puxar as bolinhas do meio (as circuladas abaixo) para cima.
)
Puxe as bolinhas para cima até que fique mais ou menos nesse aspecto:
)
Você deve puxar as bolinhas para cima até que você obtenha algo como a imagem abaixo:
)
É claro que você também pode puxar para baixo, assim consegue variar o formato.
- Leia também: Os 10 melhores aplicativos de relacionamento de 2024
)
Mas a melhor parte mesmo é que você é livre para ousar e inventar o que você quiser na hora de modificar o formato. E é isso que conta para deixar a sua criação realmente bonita. Veja só a ondulação feita na foto:
)
Hum, não parece que tem alguma coisa faltando? Que tal colocar uma sombra nessas fotos? Assim vai dar mais realidade e um aspecto até mais bonito à imagem. Clique com o botão direito sobre a camada da foto e selecione Blending Options.
)
Deixe a opção Drop Shadow e edite algumas opções, deixando a opacidade menor e a distância mais adequada. O ângulo deve ser alterado para que a sombra fique para baixo. Não se esqueça também de alterar as opções Spread e Size, deixando ao seu gosto. (Não se esqueça de que você deve ativar sombras para cada foto colocada em sua criação.)
)
Mas não deixe tudo reto demais, é sempre bom deixar as imagens "bagunçadas" para dar noção de realidade e até criatividade. Use o Free Transform (Ctrl + T) nas fotos e gire-as aleatoriamente (você também pode mudar o tamanho com essa ferramenta):
- Leia também: DeepSeek: veja como usar a nova IA chinesa gratuita
)
E esse é o resultado final da minha criação de fotos com bordas arredondadas:
)
- Leia também: 9 melhores IAs para aprender inglês e outros idiomas
Espero que vocês tenham gostado desse tutorial utilizando o Photoshop para trabalhar com as suas fotos. Até a próxima. Ah, e não deixe de comentar o que achou e dar novas dicas para trabalhar com fotos e molduras.