menu
Tecmundo
Software

WhatsApp testa envio de vídeos e imagens que se autodestroem

Recurso ainda deve demorar, mas permite envio de mídias que são apagadas da conversa depois que o chat é encerrado

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

22/09/2020, às 05:54

WhatsApp testa envio de vídeos e imagens que se autodestroem

Fonte:  WABetaInfo 

Imagem de WhatsApp testa envio de vídeos e imagens que se autodestroem no tecmundo

O WhatsApp pode adicionar em breve no mensageiro um novo recurso que torna alguns conteúdos temporários na plataforma. Trata-se do "Expiring Media", um recurso que permite o envio de fotos, GIFs animados ou vídeos que se autodestroem depois de certo tempo.

De acordo com o site WABetaInfo, que descobriu o ícone no Android, o usuário precisa selecionar um novo ícone na forma do numeral "1" para ativar o "timer" na mesma janela em que você anexa um conteúdo. 

Por padrão, as fotos são eliminadas completamente do sistema quando ambos os usuários fecham a conversa, mas deve ser possível adicionar uma data de validade. Rumores sobre essa função circulavam desde 2019, mas essa é a primeira vez que surge uma pista que indica o seu desenvolvimento. 

O ícone para você selecionar que a imagem deve ser apagada depois de um tempo.O ícone para você selecionar que a imagem deve ser apagada depois de um tempo.

Além disso, ao menos por enquanto não foi detectado nenhum sistema de segurança que impede ou avise sobre a captura de tela do que foi enviado. O WhatsApp também já testou mensagens que se autodestroem, mas elas também ainda não foram adicionadas ao sistema.

O rival Telegram já possui essa função há alguns anos nos chats secretos da plataforma.

A prévia de envio de uma imagem autodestrutiva.A prévia de envio de uma imagem autodestrutiva.

Por enquanto, a novidade não está em funcionamento nem mesmo para os usuários da versão Beta 2.20.201.1 do mensageiro, o que significa que o recurso ainda vai passar por mais testes antes de ser implementado em definitivo. Não há uma previsão oficial de quando o recurso chegará ao aplicativo.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.