menu
Tecmundo
Software

WhatsApp Pay é aprovado e começa a funcionar na Índia

Recurso estava há dois anos em testes e aguardava regulamentação com órgão do governo; Brasil deve ser o próximo da lista

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

06/11/2020, às 05:51

WhatsApp Pay é aprovado e começa a funcionar na Índia

Fonte:  Facebook 

Imagem de WhatsApp Pay é aprovado e começa a funcionar na Índia no tecmundo

O serviço de pagamentos e transferência de dinheiro via WhatsApp está oficialmente aprovado pela primeira vez em um país. A Índia é o primeiro local em que a plataforma foi autorizada a operar, com as novidades já entrando no ar a partir desta sexta-feira (6).

Isso significa que a população da Índia já pode usar o WhatsApp para enviar dinheiro aos contatos ou fazer pagamentos a serviços e produtos oferecidos por contas comerciais. Dono do mensageiro, o Facebook confirmou a chegada do recurso por meio de uma postagem no blog oficial da rede social e até Mark Zuckerberg gravou um vídeo explicando algumas das utilidades da nova função.

— The Indian Express (@IndianExpress) November 6, 2020

Inicialmente, os testes do sistema de pagamentos via WhatsApp começaram em 2018 na Índia, um dos países com o maior mercado da plataforma de chat e local que costuma ser o primeiro a testar novidades — incluindo filtros de combate à desinformação. Porém, levou tempo até a companhia ajustar o funcionamento da função e obter a aprovação do National Payments Corporation of India (NPCI), a entidade governamental responsável pela regulamentação de novos meios de pagamento.

Você pode enviar dinheiro tão fácil quanto anexa documentos e imagens.Você pode enviar dinheiro tão fácil quanto anexa documentos e imagens.

No lançamento, cinco bancos indianos de grande porte já estão confirmados e é necessário cadastrar um novo PIN que será solicitado para confirmar cada transferência. Agora, a empresa planeja expandir a novidade para ser usada em regiões rurais do país.

E por aqui?

O Brasil segue na etapa de regulamentação do sistema de pagamentos. O serviço foi anunciado em junho de 2020 e, poucos dias depois, suspenso pelo Banco Central até que todas as avaliações de risco fossem concluídas. Segundo a Cielo, parceira do WhatsApp na empreitada, o funcionamento deve ser liberado ainda em novembro de 2020.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.