menu
Tecmundo
Software

Apple tomará medidas contra apps com preços abusivos

Nova postura da Apple pode ser uma reação as recentes descobertas de aplicativos enganosos na App Store

Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

19/02/2021, às 17:30

Apple tomará medidas contra apps com preços abusivos

Fonte:  Apple, Blog do iPhone 

Imagem de Apple tomará medidas contra apps com preços abusivos no tecmundo

Nesta sexta-feira (19), o site 9to5Mac relatou uma possível nova postura da Apple sobre aplicativos caros demais ou que dispõem de assinaturas com preços abusivos em sua App Store. O caso foi observado em um e-mail obtido pela fonte, onde a Maçã detalha a decisão de rejeitar o aplicativo de um desenvolvedor por considerar o preço de alguns itens "irracionalmente altos".

O e-mail começa citando a importância da confiabilidade da App Store para os clientes da Apple e explica, logo em seguida, que o aplicativo em questão cobraria preços incoerentes com os benefícios e conteúdos oferecidos aos usuários, o categorizando como uma "fraude". Ao fim, a mensagem brevemente sugere que o desenvolvedor revise os itens "inadequados" e reenvie o aplicativo para uma nova avaliação.

Os termos descritos no e-mail levantaram dúvidas sobre sua legitimidade, contudo, o site 9to5Mac confirmou sua autenticidade após uma análise posterior junto do desenvolvedor e o time da Apple. Felizmente, desta vez, a dura revisão foi revelada como um falso positivo e logo foi revertida pela Maçã, com a justificativa de que os preços sugeridos pelo desenvolvedor eram necessários para o funcionamento do aplicativo.

A App Store recentemente enfrentou polêmicas sobre aplicativos fraudulentos e, agora, a Apple parece estar ainda mais rigorosa em sua avaliação. (Fonte: Apple, Blog do iPhone / Reprodução)A App Store recentemente enfrentou polêmicas sobre aplicativos fraudulentos e, agora, a Apple parece estar ainda mais rigorosa em sua avaliação. (Fonte: Apple, Blog do iPhone / Reprodução)

Vale ressaltar que as diretrizes de revisão de aplicativo da Apple já possuíam regras relacionadas aos preços caros demais ou incoerentes com o benefício oferecido, entretanto, a empresa parece estar agindo mais agressivamente para combater possíveis fraudes nos últimos meses.

Nesse contexto, também é possível encontrar casos semelhantes de desenvolvedores que encontraram o mesmo problema desde outubro do último ano — sugerindo que a medida está relacionada as polêmicas sobre a segurança da App Store contra aplicativos maliciosos. A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre assunto.

info
Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.


Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

Adriano Camacho

Especialista em Cibersegurança, Produtos, Hardware e Jogos

Adriano Camacho é Editor de Conteúdo no TecMundo e no Voxel, com cinco anos de experiência na área. Pós-graduado em Jornalismo Digital pela FAAP, é especializado na cobertura de assuntos ligados à tecnologia e à cultura gamer contemporânea.