menu
Tecmundo
Software

Falha no app do Relógio para Android faz usuários perderem alarme

O despertador do celular não tocou? A culpa pode ser do Google

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

03/09/2021, às 06:00

Falha no app do Relógio para Android faz usuários perderem alarme

Fonte:  Google Play Store 

Imagem de Falha no app do Relógio para Android faz usuários perderem alarme no tecmundo

O aplicativo do Relógio para Android, que está instalado por padrão nos dispositivos de várias fabricantes, está com problemas desde a última grande atualização. Com isso, diversos usuários acabaram perdendo a hora recentemente.

Aparentemente, o despertador é a função mais prejudicada pela atualização quebrada. Segundo o site Android Authority, alarmes configurados simplesmente não tocam ou passam para o status de "Alarme perdido" depois de uma única vibração no aparelho, o que pode ser insuficiente para acordar o usuário. Entretanto, a equipe da reportagem original não foi capaz de reproduzir o erro em seus testes.

Diversos relatos em sites especializados, em subfóruns no Reddit e até nas avaliações do app na Google Play Store trazem histórias muito parecidas de pessoas que perderam o horário por causa da falha.

Algumas das avaliações negativas por erros no alarme.Algumas das avaliações negativas por erros no alarme.

Algumas das reclamações datam de março de 2021, data da última grande atualização no aplicativo. Entretanto, o número de críticas aumentou consideravelmente em agosto.

De quem é a culpa?

O problema parece valer especialmente — mas não com exclusividade — com quem integra o despertador com o Spotify.

Em uma das reclamações registradas na seção de relatório de bugs do Google, a empresa confirma que está ciente e investiga as causas do bug. Já o Spotify emitiu uma nota confirmando que vai enviar uma atualização no aplicativo a partir da próxima semana para corrigir eventuais incompatibilidades. 

"Olá a todos, obrigado pelos relatórios e o detalhamento dos problemas. Compartilhamos isso com a equipe responsável e estamos felizes em anunciar que uma correção será enviada na próxima versão do Spotify, programada para lançamento na semana que vem", diz um moderador dos fóruns de comunidade. A recomendação, por enquanto, é reinstalar ambos os apps e remover a integração com a plataforma de streaming até a próxima versão.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.