Nesta terça-feira (26), a Adobe anunciou durante o evento MAX 2021 o lançamento de um Beta aberto do Photoshop e um teste fechado do Illustrator em navegadores, eliminando a necessidade de instalar os apps no PC. A companhia também revelou os aplicativos para trabalho colaborativo Creative Cloud Spaces e Canvas para a web.
Com as iniciativas, artistas terão acesso fácil e rápido a ferramentas populares de edição leve, como Laço, Varinha mágica e Cortar. Será possível compartilhar a imagem com clientes ou amigos para feedback por meio de links enviados por e-mail e outros softwares de mensagens, similar ao sistema do Google Docs. Usuários com os aplicativos instalados no computador também poderão gerar URLs para arquivos.
Nossos vídeos em destaque
Imagem editada no Illustrator para web; a plataforma não terá todos os recursos do software tradicional.
Embora seja necessário ter uma assinatura no Creative Cloud para editar imagens no Photoshop e no Illustrator para web, nada será exigido para visualizar as obras. Ademais, o autor conseguirá delimitar permissões no link, tornando-o público ou exclusivo. Os "avaliadores" também poderão comentar no trabalho e especificar as sugestões com linhas ou marcadores.
A empresa afirmou que as iniciativas serão, inicialmente, limitadas ao Google Chrome e ao Microsoft Edge.
Facilitando trabalhos em grupo
A Adobe também revelou detalhes do Creative Cloud Canvas e do Creative Cloud Spaces, que serão parte de uma suíte de serviços do Creative Cloud Web. A primeira iniciativa será uma forma de exibir e conferir trabalhos criativos dentro de um projeto para avaliação e exploração de ideias com colegas em tempo real, em uma espécie de mural compartilhado.
Exemplo de interface do Canvas.
A segunda novidade é um repositório para acesso e armazenamento rápido de arquivos, bibliotecas e links para agilizar e centralizar trabalhos de projetos em grupos. Os dois programas estão em Beta fechado e serão lançados em 2022.
)
)
)
)
)
)
)