menu
Tecmundo
Software

Mozilla lança Firefox 97 com ajustes pontuais e correções de bugs

A atualização remove os temas personalizados adicionados na versão 94 do navegador, mas permite ao usuário salvá-las antes do update

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

11/02/2022, às 08:00

Mozilla lança Firefox 97 com ajustes pontuais e correções de bugs

Fonte:  Mozilla/Reprodução 

Imagem de Mozilla lança Firefox 97 com ajustes pontuais e correções de bugs no tecmundo

A Mozilla lançou na terça-feira (8) o Firefox 97, versão mais recente do navegador, que chega para todas as plataformas. Ao contrário de outras atualizações, esta não traz nenhuma grande novidade nem recursos inéditos, ficando restrita a correção de bugs e pequenas melhorias no quesito segurança.

Um dos ajustes feitos com o update é a implementação do suporte ao novo estilo de barras de rolagem do Windows 11. Mas tal novidade só está disponível para quem utiliza o browser em dispositivos com a nova geração do sistema operacional da Microsoft instalada.

De acordo com a entidade, também foi adicionado o botão “tentar novamente” na função nativa de captura do programa, além de melhorias no suporte ao recurso Picture-in-Picture (PiP). Há ainda algumas alterações no código destinadas aos desenvolvedores.

Os temas personalizados lançados no Firefox 94 serão removidos nesta nova atualização.Os temas personalizados lançados no Firefox 94 serão removidos nesta nova atualização.

Já no macOS, a nova versão do Firefox vem com mudanças no carregamento de fontes do sistema, tornando a abertura e a alternância entre guias mais rápidas, em certas situações. E no Linux, foi removido o suporte para geração direta de PostScript para impressão, mas a compatibilidade com impressoras PostScript continua ativa.

Temas personalizados removidos

A estreia do sucessor do Firefox 96, lançado em janeiro, marca a saída de 18 temas personalizados para o navegador, que haviam sido introduzidos em novembro do ano passado. No entanto, a Mozilla dá ao usuário a opção de manter suas versões preferidas, desde que elas sejam salvas antes de instalar o update.

Quanto às correções de bugs, a desenvolvedora disponibilizou a lista completa de problemas resolvidos na compilação em seu site, onde também é possível encontrar as novas políticas implementadas. A atualização para o Mozilla Firefox 97 está sendo distribuída automaticamente para todos os usuários.



Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.