menu
Tecmundo
Software

Adoção do Windows 11 desacelera entre usuários, diz pesquisa

Atualização do sistema operacional da Microsoft ficou no mesmo ritmo entre fevereiro de março de 2022

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

04/04/2022, às 09:00

Adoção do Windows 11 desacelera entre usuários, diz pesquisa

Fonte:  AdDuplex 

Imagem de Adoção do Windows 11 desacelera entre usuários, diz pesquisa no tecmundo

A adoção do Windows 11 por donos de computadores com uma versão antiga do Windows instalado ou que adquiriram novos equipamentos está dando indícios de desaceleração. A informação é da AdDuplex, que publica um relatório mensal mostrando a porcentagem de PCs com a plataforma e que acessam serviços da marca.

Segundo o mais recente estudo, com dados de março de 2022, a porcentagem de mercado do mês anterior permaneceu praticamente a mesma em relação a fevereiro deste ano — o crescimento registrado na versão estável foi de 0,1%, enquanto o uso de builds do programa de testes Windows Insider subiu 0,6%.

Sem considerar essa categoria, o Windows 11 agora ocupa 19,4% dos computadores registrados pela pesquisa.

A pesquisa leva em conta apps que estão na Microsoft Store.A pesquisa leva em conta apps que estão na Microsoft Store.

De acordo com o site TechRadar, isso significa que o Windows 10 ainda é bastante popular entre a comunidade, por mais que a Microsoft esteja trabalhando com marketing e notificações para que os usuários habilitados atualizem os dispositivos. 

Somando as principais builds e atualizações recentes, a versão tem com quase 80% da base atual de dispositivos modernos. Como a pesquisa só leva em conta modelos com acesso à Windows Store e com ao menos um entre 5 mil apps com serviços da AdDuplex instalados, entretanto, esses dados podem divergir de relatórios oficiais da fabricante.

Os motivos para que a desaceleração aconteça são muitos, desde a falta de pressa dos usuários na adoção de uma plataforma com poucos meses de vida até a incompatibilidade do sistema, já que os pré-requisitos oficiais para rodar o Windows 11 deixaram muitos dispositivos com processadores mais antigos de fora.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.