O Google disponibilizou oficialmente na última sexta-feira, dia 2 de dezembro, o Android 13 para TVs. A nova versão do sistema operacional para televisões promete melhorias na performance e na qualidade de uso, enquanto entrega mais controle de acessibilidade para usuários e desenvolvedores.
O Android 13 para TVs agora está disponível para desenvolvedores e programadores. As atualizações e novidades vão chegar ao usuário final conforme as fabricantes implementarem suas versões nas televisões oferecidas ao público.
O que muda no Android 13 para TVs
Entre mudanças para criadores e usuários, a Google destaca algumas:
- Usuários poderão mudar a resolução e taxa de atualização padrões do sistema, em dispositivos HDMI que suportam a configuração.
- Melhorias na API do AudioManager vão permitir que os desenvolvedores antecipem o suporte a atributos de áudio e selecionem o melhor formato para o dispositivo.
- Mudanças na configuração vão permitir que dongles e outros dispositivos de HDMI economizem energia ao pausar o conteúdo quando detectarem mudanças no estado do HDMI.
— Android Developers (@AndroidDev) December 2, 2022#Android13 for TV is now available! ?? ??
The newest version of Android TV OS includes improvements for AudioManager, InputDevice, and more to help devs build engaging apps ??
Details here ? https://t.co/uXRuHhwjQb
Novidades em acessibilidade
A Google também destacou algumas novidades oferecidas pelo Android 13 em TVs que se voltam especialmente para a acessibilidade dos dispositivos.
- O sistema passa a suportar diferentes layouts de teclado. Desenvolvedores de jogos poderão também usar a localização física das teclas para assinalar comandos, a fim de suportar diferentes layouts físicos automaticamente.
- Uma nova API de descrição de áudio permite que aplicativos "perguntem" as configurações de descrição de áudio do sistema, para o app oferecer automaticamente as descrições de maneira alinhada com o que está configurado pelo usuário.
A nova versão do sistema operacional para televisões já está nas mãos dos desenvolvedores. Mais detalhes podem ser lidos em inglês no blog oficial de desenvolvedores da Google.
)