O Google publicou, em sua página oficial e no perfil do Twitter, um vídeo para mostrar como funciona a tecnologia do chatbot Bard, em uma tentativa de acompanhar a onda de interesse despertada pelo ChatGPT. No entanto, o que chamou a atenção foi a divulgação de informações imprecisas por parte da inteligência artificial (IA).
Um GIF apresenta o serviço como uma “plataforma de curiosidade”, capaz de ajudar a simplificar temas complexos. Ao responder a pergunta “que novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb (JWST) posso contar ao meu filho de 9 anos?", o chatbot sugere que o telescópio foi responsável por tirar as primeiras fotos de um planeta fora do sistema solar.
— Google (@Google) February 6, 2023Bard is an experimental conversational AI service, powered by LaMDA. Built using our large language models and drawing on information from the web, it’s a launchpad for curiosity and can help simplify complex topics ? https://t.co/fSp531xKy3 pic.twitter.com/JecHXVmt8l
No entanto, as primeiras imagens de um exoplaneta foram obtidas por meio do Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul, em 2004. A informação está disponível no site da NASA.
O equívoco foi descoberto horas antes do início do evento de lançamento do Bard em Paris, no qual o executivo sênior Prabhakar Raghavan prometeu que os usuários usariam a tecnologia para interagir com as informações de "maneiras totalmente novas". Apesar de ter sido visto mais de um milhão de vezes, o Google não retirou o vídeo do ar.
Corrida pelos chatbots
O Google lançou a sua tecnologia de chatbot logo após a Microsoft colocar o ChatGPT no Bing. A companhia fundada por Bill Gates realizou um investimento bilionário na OpenAI, responsável pelo lançamento da plataforma de elaboração de conteúdo.
O Bard usa uma tecnologia de conversação chamada LaMDA e funciona de forma semelhante ao ChatGPT, com usuários fazendo perguntas e demandas em uma caixa de diálogo, com a possibilidade de oferecer feedback. O chatbot do Google é uma versão atualizada de uma tecnologia anterior, Meena, que foi descontinuada.
)