menu
Tecmundo
Software

Android 14 pode copiar recurso de saúde de bateria dos iPhones

Novas APIs do sistema operacional do Google podem ser usadas para obter detalhes importantes do componente

06/06/2023, às 10:30

Android 14 pode copiar recurso de saúde de bateria dos iPhones

Fonte:  GitLab/Reprodução 

Imagem de Android 14 pode copiar recurso de saúde de bateria dos iPhones no tecmundo

O Android 14 deve receber uma ferramenta nativa para avaliar a saúde das baterias de celulares e tablets. A possível novidade foi encontrada em interfaces de programação de aplicação (APIs) do Battery Manager adicionadas pelo Google na versão beta do sistema operacional.

Segundo o usuário Mishal Rahman, duas interfaces públicas podem ser usadas para obter dados sobre a contagem de ciclo da bateria e status de carregamento. Enquanto isso, as APIs restantes informam outros detalhes, incluindo o estado de saúde da peça.

O especialista explica que qualquer app com permissão "BATTERY_STATS" pode acessar as novas APIs do sistema móvel. Contudo, essas interfaces estão disponíveis apenas em celulares Google Pixel com a segunda versão do Android 14 Beta ou superior.

Aparentemente, o suposto recurso nativo do Android será semelhante à função Saúde da Bateria do iOS. Nele, os donos de iPhones podem verificar detalhes sobre a capacidade máxima, desempenho máximo e a integridade do componente de energia.

App para acompanhar a saúde da bateria

O app Batt apresenta vários detalhes sobre a bateria do dispositivoO app Batt apresenta vários detalhes sobre a bateria do dispositivo

Criado pelo desenvolvedor Narek, o app Batt usa as novas APIs para obter detalhes sobre a integridade da bateria e os ciclos de carga do dispositivo. Entretanto, o software está disponível apenas para celulares com o Android 14 Beta.

Segundo o GSMArena, os dados do aplicativo não são tão precisos. Isso porque as estatísticas são geradas por informações rastreadas por outras APIs que, em alguns casos, não suportam o recurso.

De toda forma, a sugestão é esperar que o Google adicione a ferramenta nativa de saúde da bateria na versão estável do Android 14. A previsão é que o sistema operacional seja disponibilizado para os donos do Google Pixel entre agosto e setembro de 2023.