menu
Tecmundo
Software

WhatsApp libera teclado redesenhado para testadores no Android

A versão beta do WhatsApp também está lançando uma nova função para as Comunidades; veja imagens

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

06/06/2023, às 17:30

WhatsApp libera teclado redesenhado para testadores no Android

Fonte:  WABetaInfo/Reprodução 

Imagem de WhatsApp libera teclado redesenhado para testadores no Android no tecmundo

O novo layout do teclado do WhatsApp, que facilita a busca por emojis para adicionar nas mensagens, começou a ser liberado para usuários que fazem parte do programa de testes do software no Android, nesta terça-feira (6). A interface redesenhada foi vista pela primeira vez em abril, quando estava em desenvolvimento.

Trazendo uma experiência aprimorada, o design renovado apresenta organização diferenciada, levando a aba que permite abrir a lista de emojis, GIFs e adesivos para o topo, enquanto a seleção de categorias passou da área superior para a de baixo. A opção de compartilhamento de arquivos alinhada ao botão do teclado é outra mudança notada.

De acordo com o WABetaInfo, a nova interface para o teclado do mensageiro começou a ser disponibilizada no WhatsApp beta para Android 2.23.12.13. Porém, nem todos os testadores terão acesso a ela de imediato, mesmo baixando e instalando este update mais recente.

Novo layout do teclado e as "configurações da comunidade" já chegaram para alguns testadores.Novo layout do teclado e as "configurações da comunidade" já chegaram para alguns testadores.

Para verificar se os elementos foram reposicionados, ficando iguais aos da captura de tela acima, é necessário abrir uma conversa no app, após atualizá-lo. Caso o recurso ainda não esteja disponível, deve ser liberado pela Meta nas próximas semanas, antes da chegada à versão estável do serviço de mensagens.

Configurações da comunidade

A atualização 2.23.12.13 do WhatsApp beta para Android contém ainda uma outra novidade para os inscritos no programa de testes da Play Store. Trata-se da função “Configurações da comunidade”, que dá aos administradores de comunidades o poder de escolher quais pessoas conseguem adicionar grupos a elas.

Por padrão, o recurso vem com a opção “Somente administradores da comunidade” ativada, mas é possível permitir que todos os participantes tenham a mesma oportunidade, escolhendo tal alternativa. A liberação desta funcionalidade também vem sendo feita de forma gradual.



Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.