menu
Tecmundo
Software

Bug do Windows 11 faz Explorador de Arquivos ficar mais rápido

Um problema encontrado ao alternar o programa no modo tela cheia e janela faz o tempo de carregamento de páginas acelerar significativamente

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

06/09/2023, às 08:10

Bug do Windows 11 faz Explorador de Arquivos ficar mais rápido

Fonte:

Imagem de Bug do Windows 11 faz Explorador de Arquivos ficar mais rápido no tecmundo

O Explorador de Arquivos do Windows tem um bug que ironicamente melhora o desempenho do programa. A falha torna a busca por arquivos ainda mais rápida e requer ativação manual por parte do usuário.

A descoberta foi compartilhada por um informante no X, antigo Twitter, que demonstrou o bug em vídeo. O processo é bem simples: basta alternar o Explorador de Arquivos em tela cheia e janela para aprimorar significativamente o tempo de carregamento de páginas.

— Vivy? (@VivyVCCS) September 3, 2023

Por se tratar de um bug, nem tudo funciona como o esperado depois que ele é ativado. A barra de navegação, por exemplo, trava totalmente após a alternância de modos.

Para ativar e desativar o modo em tela cheia do Explorador de Arquivos basta apertar o botão F11 enquanto o app está em primeiro plano. A comunidade do Windows também preparou e disponibilizou um script para tornar essa ação ainda mais instantânea. O recurso pode ser baixado no GitHub (use por sua conta e risco).

Solução temporária para problema real

Uma das principais queixas acerca do Explorador de Arquivos é sobre a sua lentidão. Nas últimas iterações do Windows 10 e do Windows 11, muitos usuários sofrem com tempos de carregamento desnecessariamente longos do programa.

O bug é basicamente uma solução para esse problema, ainda que esteja em forma de uma falha do sistema, porém, o recurso provavelmente tem prazo de validade muito curto. Uma vez que a Microsoft tomar conhecimento do problema, deve preparar uma solução e liberá-la como atualização no futuro.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.