menu
Tecmundo
Software

Google lança atualização de segurança para Android que corrige falha de dia zero e mais

Patch de segurança de setembro corrige cerca de 33 vulnerabilidades, incluindo uma falha de dia zero aparentemente explorada por criminosos

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

11/09/2023, às 06:45

Google lança atualização de segurança para Android que corrige falha de dia zero e mais

Fonte:  GettyImages 

Imagem de Google lança atualização de seguraça para Android que corrige falha de dia zero e mais no tecmundo

O Google corrigiu uma vulnerabilidade de dia zero na atualização de segurança do Android distribuída em setembro. Ao todo, foram solucionadas 33 falhas, incluindo brechas críticas no sistema.

A vulnerabilidade de dia zero foi identificada como CVE-2023-23674 e está contida no framework do Android, permitindo que hackers assumam privilégios sem consentimento do usuário. Segundo o Google, há indícios de que a falha foi explorada por criminosos.

A falha de dia zero abria caminho para ataques sem qualquer ação por parte do usuário.A falha de dia zero abria caminho para ataques sem qualquer ação por parte do usuário.

"A exploração de muitos problemas no Android é dificultada pelas melhorias nas versões mais recentes da plataforma Android. Encorajamos todos os usuários a atualizar para a versão mais recente do Android sempre que possível", recomenda o Google.

Além dessa brecha, o patch de setembro também corrige três falhas críticas contidas no sistema — CVE-2023-35658, CVE-2023-35673, CVE-2023-35681. O trio pode abrir caminho para execução de código remota sem consentimento do usuário.

Outro erro corrigido é relacionado a componentes internos da Qualcomm. De acordo com o Google, a falha (CVE-2023-28581) podia ser explorada para execução de código arbitrário, leitura de informações sensíveis ou desencadeamento de falhas do sistema.

Atualização importante

O Google distribui as correções em dois pacotes, um deles contendo correções para componentes do Kernel que não são úteis para todos os dispositivos.

A responsabilidade de repassar a atualização de segurança fica nas mãos das fabricantes. Se o celular ainda conta com suporte, é importante que o usuário fique atento às notificações de atualização do sistema.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.