menu
Tecmundo
Software

WhatsApp prepara ferramenta de transcrição de áudio no Android

Disponível no WhatsApp para iOS, a ferramenta de transcrição de áudio finalmente será lançada para Android.

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

20/03/2024, às 06:15

WhatsApp prepara ferramenta de transcrição de áudio no Android

Fonte:  Christian Wiediger/Reprodução 

Imagem de WhatsApp prepara ferramenta de transcrição de áudio no Android no tecmundo

O WhatsApp para Android finalmente deve receber a ferramenta de transcrição de áudio. O site TheSpAndroid encontrou indícios da função dentro da compilação 2.24.77 da versão Beta do mensageiro.

Nesses indícios de código, o WhatsApp Beta descreve os requisitos da ferramenta, como o download de 150 MB de dados e a ativação do reconhecimento de voz do dispositivo. As strings encontradas, porém, não revelam detalhes sobre a novidade.

A ferramenta de transcrição de áudio está disponível no iOS.A ferramenta de transcrição de áudio está disponível no iOS.

Não está claro como a ferramenta vai funcionar, mas a princípio, seria similar ao recurso presente no WhatsApp para iOS. No iPhone, o processamento acontece de forma automática e o texto reconhecido é exibido logo abaixo do balão do áudio recebido.

Assim como no iOS, a ferramenta é opcional e precisará ser habilitada no menu de configurações. Por se tratar de uma adição importante, a Meta deve divulgar a disponibilidade do recurso assim que for liberado.

Para todos os usuários que não gostam de ouvir áudio, essa função é um grande alívio. O recurso nativo dispensa o uso de ferramentas alternativas como LuzIA, a IA gratuita capaz de transcrever áudios.

Recurso de transcrição de áudio em desenvolvimento

Essa função foi encontrada em desenvolvimento, portanto não está disponível para testadores por enquanto. Além disso, não há previsão para o lançamento definitivo da ferramenta de transcrição de áudios.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no portal para manter-se atualizado sobre os desdobramentos do assunto. Até a próxima!



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.