menu
Tecmundo
Software

OpenAI pode lançar buscador rival do Google em breve, segundo rumor

Foram encontrados certificados SSL em um domínio atrelado ao nome ChatGPT, chatbot da empresa.

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

06/05/2024, às 07:00

OpenAI pode lançar buscador rival do Google em breve, segundo rumor

Fonte:  Igor Almenara/TecMundo 

Imagem de OpenAI pode lançar buscador rival do Google em breve, segundo rumor no tecmundo

A OpenAI, dona do ChatGPT, estaria perto de lançar o seu próprio buscador, descobriu um usuário do Reddit. Foram encontrados certificados SSL dentro do domínio search.chatgpt.com que, conforme o nome sugere, seria o endereço do mecanismo de busca da empresa.

O lançamento do buscador da OpenAI aconteceria em 9 de maio deste ano, segundo uma publicação do usuário conhecido como @nonmayorpete no X, antigo Twitter, apresentador do podcast "The Neuron". Contudo, até agora, não há qualquer comentário oficial da OpenAI sobre o assunto.

— Pete (@nonmayorpete) May 2, 2024

Ao tentar acessar o site, o navegador apresenta a mensagem "Not found" ("Não encontrado", em português), em vez do clássico "Erro 404", geralmente utilizado para mostrar páginas inexistentes.

Buscador próprio da OpenAI

O ChatGPT é um chatbot com inteligência artificial capaz de responder praticamente qualquer pergunta e, muitas vezes, é até utilizado como buscador pessoal — ainda que sujeito às alucinações. Estrategicamente, faria sentido para a OpenAI lançar uma ferramenta como um buscador para o público, uma vez que já reconhece o interesse da comunidade e o potencial da própria inteligência artificial.

O endereço apresenta uma mensagem "Not Found" em vez do Erro 404.O endereço apresenta uma mensagem "Not Found" em vez do Erro 404.

Porém, é possível que a OpenAI tenha adquirido o domínio para lançar algum recurso inédito no futuro, ou apenas evitar que farsantes aproveitem o nome vago para uso em golpes ou tentativas de phishing.

Ao lançar uma ferramenta de busca própria, a OpenAI também acirraria a disputa com outras empresas, como a Microsoft, com o Copilot, e o Google, com o Gemini



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.