menu
Tecmundo
Software

Epic Games remove Fortnite da Galaxy Store em protesto contra a Samsung

Medida da Samsung em barrar instalação paralela de apps em celulares e tablets desagradou a desenvolvedora; veja!

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

26/07/2024, às 08:45

Epic Games remove Fortnite da Galaxy Store em protesto contra a Samsung

Fonte:  Epic Games 

Imagem de Epic Games remove Fortnite da Galaxy Store em protesto contra a Samsung no tecmundo

A desenvolvedora Epic Games está oficialmente em guerra contra a Samsung. A companhia removeu da Galaxy Store todos os jogos do seu catálogo, incluindo o popular Fortnite.

Quem já tem os games instalados em tablets ou celulares da família Galaxy não vai perceber nenhuma diferença no funcionamento dos aplicativos. O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, garantiu em uma postagem na rede social X que a companhia "vai continuar suportando os dispositivos da Samsung de forma incondicional agora e no futuro".


— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) July 25, 2024

A ação é uma forma de protesto contra uma nova política da fabricante sul-coreana, que começou a bloquear a instalação de jogos ou aplicativos por fora das lojas oficiais. Chamado de Auto Blocker, o recurso passou a valer na One UI 6.0, a interface da Samsung para seus próprios dispositivos. Na atualização mais recente, que é a 6.1.1, esse mecanismo virou ativado por padrão e precisa ser desligado manualmente pelos usuários.

A Epic Games prefere oferecer seus games a partir da instalação do APK direto nos dispositivos, já que essa é uma forma de burlar a taxa obrigatória cobrada pelas donas das lojas de apps sobre microtransações — que consistem na principal fonte de receita não só do jogo, mas também da própria desenvolvedora.

A guerra da Epic Games contra as gigantes

A Epic Games há anos luta pela possibilidade de oferecer seus jogos de forma paralela às lojas de aplicativos mobile. O caso começou em 2020, quando Fortnite foi banido do Android e do iOS — gerando como consequência uma ação judicial do estúdio contra Apple e Google.

Após anos nos tribunais, a Epic Games conseguiu vitórias parciais. No caso do iOS, ela conseguiu impor o fornecimento de links e botões em apps e serviços do iOS para contratação ou assinatura fora da App Store.

O visual da futura loja de apps da Epic Games. (Imagem: Epic Games/Divulgação)O visual da futura loja de apps da Epic Games. (Imagem: Epic Games/Divulgação)

Além disso, a Epic Games deve lançar em breve a própria loja de aplicativos e jogos para Android. No iOS, ao menos por enquanto, ela provavelmente só poderá funcionar na União Europeia pela App Store e na Alt Store. Essa é a única região que por lei obriga a Maçã a abrir espaço a outras plataformas de comércio de apps.

Até o momento, a Samsung não se pronunciou oficialmente sobre o caso.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.