menu
Tecmundo
Software

Google Files ganhará função para resumir seus arquivos de texto

Uma nova função encontrada em desenvolvimento no aplicativo vai usar IA local para preparar prévias de seus documentos de texto; confira!

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

27/08/2024, às 18:30

Atualizado em 27/08/2024, às 17:40

O app Google Files vai usar inteligência artificial (IA) para apresentar prévias de seus arquivos de texto. A função foi encontrada em desenvolvimento em uma versão recente do aplicativo pelo pessoal do site Android Authority.

Dentro da compilação 1.4678.667290778.0-release, atualmente disponível somente para testadores, foram encontradas linhas de código referentes à descrição do recurso. As strings explicam como a ferramenta de resumos com IA funciona — e alerta que ela nem sempre é confiável.

O site Android Authority conseguiu habilitar o botão que ativa o recurso no Files. Infelizmente, porém, o interruptor não faz nada.

O app Google Files vai usar IA para resumir o conteúdo de seus arquivos de texto.
O app Google Files vai usar IA para resumir o conteúdo de seus arquivos de texto. (Imagem: Android Authority/Reprodução)

Abaixo, confira o conteúdo de cada string traduzidas para português:

  • Resumos gerados por IA descrevem o que está no seu arquivo, assim permitindo que você encontre a informação que precisa com mais agilidade;
  • Os resumos com IA são gerados no seu dispositivo, então a informação não é compartilhada com ninguém;
  • Essa função nem sempre acerta, então cheque qualquer informação crucial. Você pode desligar a função a qualquer momento no menu de configurações.

Conforme a descrição, o processamento de dados acontece de forma local. Dessa forma, é bastante provável que a análise de informações aconteça por um pequeno modelo de linguagem (SLM) — talvez, o Gemini Nano.

Considerando que a função depende de um modelo local para funcionar, existe a possibilidade de a ferramenta ser exclusiva para celulares Pixel.

Naturalmente, por se tratar de uma ferramenta em desenvolvimento, não há previsão para o lançamento público. Por enquanto, então, resta apenas esperar por mais novidades em futuras atualizações.

 

 

 

 



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.