menu
Logo TecMundo
Software

Empresa de chatbots de IA deleta robôs de Harry Potter e Game of Thones e mais

Character.AI cita políticas internas e pedidos de remoção de conteúdo por violação de direitos autorais para apagar personagens

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule28/11/2024, às 19:32

updateAtualizado em 28/11/2024, às 14:11

A startup Character.AI, que tem uma plataforma de chatbots de inteligência artificial (IA) que podem assumir diversas personalidades, anunciou nesta semana que deletou vários robôs hospedados no serviço. Todos eles personificavam alguma figura da cultura pop, de filmes, livros ou séries.

De acordo com uma matéria do site Futurism, uma quantidade alta (e não detalhada em números) de chatbots saiu do ar por motivos legais. Alguns deles foram removidos por decisão da empresa, mas em outros casos uma notificação por violação de direitos autorais foi enviada à companhia.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

A página principal do serviço de chatbots. (Imagem: Character.ai/Reprodução)
A página principal do serviço de chatbots. (Imagem: Character.ai/Reprodução)

"Como muitos de vocês já estão cientes, múltiplos Personagens foram removidos de nossa plataforma. Nós proativamente e em resposta a relatórios removemos Personagens que violam nossos Termos de Serviço. Também aderimos a solicitações do DMCA e tomamos ações rápidas para remover Personagens denunciados por violar direitos autorais ou nossas políticas", diz o aviso.

A polêmica de chatbots simulando personagens

A maior parte dos robôs deletados simulava uma conversa com personagens de franquias do conglomerado Warner Bros. Discovery. O grupo inclui marcas como Game of Thrones, Harry Potter e Looney Tunes, além de uma série de marcas envolvendo DC Comics, Cartoon Network e HBO.

A matéria do Futurism aponta que alguns dos robôs ainda estão no ar sob nomes que disfarçam o seu vínculo com a marca ou simplesmente passaram despercebidos pela análise da startup. Até agora, a Warner não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

 

Recentemente, a Character.AI também se envolveu em uma polêmica envolvendo um dos seus chatbots e o papel dele em um incidente envolvendo um jovem nos Estados Unidos. O robô em questão era justamente um que personificava Daenerys, personagem de Game of Thrones.

 O caso segue na Justiça dos EUA e motivou a empresa, que foi cofundada por engenheiros que agora pertencem ao Google, a adotar novas medidas de segurança nos chats.