menu
Tecmundo
Software

Páginas de suporte do Windows 10 passam a alertar sobre fim do suporte

O Windows 10 terá suporte encerrado em 14 de outubro de 2025

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

02/12/2024, às 21:48

Atualizado em 02/12/2024, às 17:41

O suporte para o Windows 10 vai acabar em menos de um ano, e a Microsoft quer ter certeza de que você sabe disso. Agora, a empresa informa em páginas de suporte que as atualizações para o sistema operacional serão encerradas.

"Após 14 de outubro de 2025, a Microsoft não oferecerá mais atualizações gratuitas via Windows Update, assistência técnica ou correções de segurança para o Windows 10", informa a Microsoft no banner adicionado às páginas de suporte. "Seu PC ainda vai funcionar, mas recomendamos migrar para o Windows 11", continua a empresa.

O novo banner de alerta foi adicionado em centenas de páginas de suporte do Windows 10, todas cujo tema está relacionado ao fim do suporte do sistema.

A Microsoft alerta sobre o fim do suporte para o Windows 10 em páginas de suporte do sistema. (Fonte: Windows Latest/Reprodução)
A Microsoft alerta sobre o fim do suporte para o Windows 10 em páginas de suporte do sistema. (Fonte: Windows Latest/Reprodução)

Mesmo sem atualizações, seu computador continuará funcionando normalmente. Porém, quanto mais o tempo passa, maior o risco de se tornar alvo de malwares que exploram fragilidades do sistema operacional.

Além disso, o fim do suporte da Microsoft também sinaliza para marcas de componentes e periféricos que o sistema já está no fim da sua atividade. Portanto, as encoraja a encerrar a entrega de updates de drivers.

Solução é atualizar para o Windows 11

A melhor alternativa para quem esperta continuar com atualizações de recursos e patches de segurança é migrar para o Windows 11. A atualização é relativamente simples, mas seu PC precisa atender aos requisitos mínimos do sistema operacional.

Várias das exigências da nova plataforma excluem computadores muito antigos da lista de suporte. Neste caso, a solução é comprar um computador novo.

Outra opção é bancar as Atualizações de Segurança Estendida (ESU, na sigla em inglês). O pacote custa US$ 30 (R$ 180,90, em conversão direta) e mantém o PC com patches de segurança por mais algum tempo.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.