menu
Tecmundo
Software

Google vai cortar sincronização do Chrome em versões antigas do navegador

O Chrome Sync vai parar de funcionar em versões do Google Chrome que não são atualizadas há quatro anos, e os usuários não poderão mais sincronizar seus dados

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

28/01/2025, às 23:30

Atualizado em 28/01/2025, às 16:25

Google vai cortar sincronização do Chrome em versões antigas do navegador

Fonte: Google

Se você é do time de usuários que não atualiza o navegador, é bom começar a fazer isso. Em um comunicado feito pelo Google na última segunda-feira (27), a sincronização do Google Chrome não funcionará mais em versões antigas do navegador já no início de 2025.

A publicação na aba da comunidade relacionada ao browser afirma que o Chrome Sync não terá mais suporte em versões do Google Chrome com mais de quatro anos. Dessa forma, se você não atualiza seu navegador desde 2020, vai começar a ter problemas bem chatos para salvar seus dados.

É importante notar que o Google não está afirmando que deixará de suportar essas versões antigas do navegador. Mesmo essas versões antigas do Google Chrome continuarão funcionando, mas os usuários vão começar a ver mensagens de erro ao tentar sincronizar seus dados salvos na nuvem do navegador, como senha, histórico, etc.

Google Chrome
Versão atualizada do Google Chrome fornece diversas opções de personalização para melhorar o uso e produtividade (Imagem: Google)

Sincronização facilita a vida

O Chrome Sync, também chamado de sincronização do Chrome, é o método de salvamento de dados da conta Google dos usuários. Ao conectar a conta no Google Chrome e ativar a sincronização, o usuário sempre terá seu histórico, senhas, cache, preferências, extensões, guardado mesmo quando entrar em outro computador.

Esse tipo de recurso não é exclusivo do Google e está disponível em basicamente todos os principais navegadores, como Microsoft Edge, Opera, Mozilla Firefox, etc. No entanto, os usuários sempre têm a opção de ativá-lo nas configurações ou não.

Inclusive, é importante manter seu navegador atualizado, não somente para que ferramentas como essa tenham compatibilidade, como também por questões de segurança e otimização
 



Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

Felipe Vitor Vidal Neri

Especialista em Redator

Redator de tecnologia com foco no segmento de hardware. Pelo TecMundo, atuo na elaboração de notícias, especiais, entrevistas e análise de produtos, como processadores e placas de vídeo.