menu
Tecmundo
Software

Google Fotos vai finalmente ajudar a arrumar a bagunça da sua galeria

Novas opções de organização do Google Fotos permitem esconder imagens e vídeos de outros aplicativos da galeria principal, mesmo se estiverem salvas no backup

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

05/02/2025, às 18:45

Atualizado em 05/02/2025, às 14:46

Google Fotos vai finalmente ajudar a arrumar a bagunça da sua galeria

(Fonte: Daniel Lepik/Unsplash)

O Google Fotos finalmente vai ajudar você a organizar melhor sua galeria de fotos salvas no backup da conta. Uma recente atualização do aplicativo agora permite selecionar quais pastas ou apps não devem ter suas mídias incluídas na grade principal.

O novo método de organização está disponível no menu de sobreposição (três pontos) da aba “Fotos” do Google Fotos. Com ele, os usuários podem definir se a galeria deve exibir conteúdos de outros aplicativos além das imagens capturadas pela câmera do dispositivo.

A nova funcionalidade de organização do Google Fotos começou a ser distribuída para todos os usuários na versão 7.14 do aplicativo.

undefined
O TecMundo permite escolher quais fotos e vídeos devem ser exibidos na grade principal. (Fonte: Igor Almenara/TecMundo)

Há três opções de exibição na galeria:

  • Mostrar apenas conteúdo salvo no backup da conta Google;
  • Esconder mídias de outros aplicativos;
  • Escolher quais aplicativos devem ter suas mídias exibidas na galeria.

Se a opção "Esconder mídias de outros aplicativos" for ativada, apenas fotos e vídeos da câmera serão exibidos na galeria principal. Dessa forma, GIFs, capturas de tela e mídias compartilhadas em apps de mensagens não aparecerão na grade.

Na opção "Customizar por aplicativo", o controle fica totalmente nas mãos do usuário. É possível definir quais aplicativos terão suas mídias exibidas na grade principal, como Instagram, Slack e WhatsApp.

Já a opção "Somente exibir conteúdo salvo no backup" é autoexplicativa: apenas pastas com backup na nuvem ativado terão suas mídias exibidas na galeria. Vale destacar que essas opções não são excludentes e podem ser ativadas simultaneamente.

O TecMundo já testou a novidade, mas a liberação deve ocorrer gradualmente, podendo levar algum tempo até atingir todos os dispositivos. Se ainda não apareceu para você, vale conferir se há atualizações pendentes na Play Store.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.