menu
Tecmundo
Software

‘Projetado para compreender sua intenção’: Opera lança browser que faz compras online e até reserva hotéis para você

O Opera Neon tem como grande diferencial os “operators”, que são automações que fazem com que o software realize “sozinho” tarefas como comprar online,

Avatar do(a) autor(a): Carlos Palmeira

28/05/2025, às 05:00

‘Projetado para compreender sua intenção’: Opera lança browser que faz compras online e até reserva hotéis para você

A Opera anunciou, nesta quarta-feira (27), mais um navegador em seu portfólio. A novidade desta vez é o Opera Neon, que tem como grande diferencial os “operators”, que são automações que fazem com que o software realize “sozinho” tarefas como comprar online, reservar hoteis, preencher formulários e mais.

O conceito do novo browser foi apresentado pela primeira vez ao público em abril, durante o Browser Days, evento realizado em Portugal e que contou com a participação do TecMundo. Na época, um executivo deu o comando para o navegador acessar um site e realizar um pedido de entrega de flores para o local onde o evento ocorria. Após alguns leves percalços, o pedido realmente foi realizado e as flores chegaram.

  1. Confira: Opera revela como funciona recurso que faz browser 'navegar' sozinho na internet

De acordo com a Opera, o Opera Neon é o primeiro navegador totalmente orientado por inteligência artificial e servirá como um companheiro do usuário. Ou seja, a partir de comandos de texto, ele realizará as atividades na internet.

03. Opera Neon_Feature image_Light Mode.png

A novidade terá três pilares:

  • Neon Chat: ele é um assistente que compreende o contexto da navegação e oferece respostas confiáveis, suporte a tarefas, ajuda em pesquisas, sugestões e mais;
  • Neon Do: ele é um recurso baseado nos “operators” e consegue automatizar atividades como preenchimento de reservas (de hoteis e restaurantes, por exemplo) e formulários (um cadastro em um site, por exemplo);
  • Neon Make: ele é descrito como um motor de IA que transforma ideias em “resultados concretos”. A Opera exemplifica citando jogos, sites e sistemas, por exemplo. 

Diferentemente do Opera, Opera Air, Opera Mini, Opera GX e Opera One, o Opera Neon não será gratuito – pelo menos em um primeiro momento. Ele será oferecido via assinatura premium e quem quiser testar terá que entrar em uma fila de espera.

‘Projetado para compreender sua intenção’

Segundo a Opera, o novo software chega em um momento em que estamos entrando na era da Web 4.0. Essa nova fase da internet marca a participação como quase como protagonista das inteligências artificiais.

Além disso, a companhia da Noruega defende que há uma “guerra de navegadores” à vista. Segundo eles, os sites precisarão contar com elementos para permitir a atuação dos tais agentes de IA, que são estas espécies de robôs que automatizam tarefas.

  • Leia também: Opera revela novos recursos em todas as versões de seus navegadores

“Nesse novo cenário [de Web 4.0], acreditamos que o navegador desempenha um papel absolutamente vital. O Opera Neon é nosso primeiro grande passo para repensar completamente a função do navegador nesta era de agentes inteligentes”, diz Henrik Lexow, diretor sênior de produtos de IA da Opera.

02. Opera Neon_Hero_Dark Mode.png

O executivo afirma que a partir de softwares como o Opera Neon, os usuários poderão pedir para os navegadores planejarem e reservarem as próprias férias, por exemplo. Ele destaca que apesar de visualizar os dados de navegação do usuário, todo o processamento de dados é feito localmente, o que garantiria a privacidade.

“[O Opera Neon] foi projetado para compreender sua intenção, executar tarefas em seu nome e até ajudar a trazer suas ideias criativas à vida na web”, destaca Lexow.

Mais um navegador?

O lançamento do Opera Neon marcará o lançamento do sexto navegador da marca norueguesa. Além das justificativas da nova fase da internet, Henrik Lexow justifica mais um programa dizendo que o novo software é uma “evolução significativa”.

“É o nosso primeiro navegador verdadeiramente e completamente agêntico. Embora trabalhos anteriores, como o Browser Operator que apresentamos em Lisboa tenham sido passos importantes, o Neon integra essas capacidades e vai muito além”, argumenta.

01. Opera Neon_Hero_Light Mode.png

Perguntado sobre se não seria possível lançar os operators em um software que já existe, o executivo responde que o Opera Neon é um projeto que repensa como funciona um navegador e que por isso “merecia seu próprio espaço para inovar”.



Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.