menu
Tecmundo
Software

'Who Calls': Kaspersky lança app para bloquear ligações indesejadas no Brasil

Disponível para Android e iOS, o bloqueador de chamadas tem versões gratuita e paga, a última com funcionalidades extras.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

28/05/2025, às 20:00

A Kaspersky anunciou nesta quarta-feira (28) o lançamento do aplicativo Who Calls no Brasil, ferramenta desenvolvida para proteger o usuário das ligações indesejadas e tentativas de golpes por meio das chamadas. A novidade está disponível para Android e iOS, em versões gratuita e paga.

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam que mais de 184 bilhões de ligações abusivas foram bloqueadas em todo o país entre junho de 2022 e dezembro de 2024, por meio de diferentes medidas. Segundo a empresa especializada em softwares de segurança, a nova solução auxilia na identificação e no bloqueio desse tipo de chamada.

who-calls-app-bloqueio-de-chamadas-1.jpg
Você ainda atende ligações de números desconhecidos? (Imagem: Getty Images)

Como o app Who Calls funciona?

Aprimorado com inteligência artificial, o novo app de bloqueio de chamadas é capaz de identificar, classificar e restringir as ligações de spam e fraudes recebidas pelo usuário. Ele entra em ação automaticamente, assim que o telefone recebe o contato de um número desconhecido.

  • Na tela, é possível verificar a reputação daquele número, com base no feedback de outros usuários, para saber se ele já foi identificado como spam;
  • O serviço também aponta a o tipo de atividade da empresa que está te ligando, caso o número seja comercial;
  • Outra informação exibida é o nome da organização à qual pertence aquela linha;
  • Com base nesses dados, o usuário decide se quer atender ou não;
  • Ele também oferece a possibilidade de classificar os números suspeitos no banco de dados da plataforma, garantindo que as futuras chamadas sejam bloqueadas, além de ajudar outras pessoas.

De acordo com a Kaspersky, o app Who Calls pode proteger de ligações incômodas como as de ofertas de empréstimos, propostas para limpar dívidas e outras do tipo, que nem sempre são autênticas e trazem riscos elevados para idosos e adolescentes. A companhia destaca que o Brasil teve cerca de 5 mil tentativas de golpes telefônicos por dia no ano passado.

“Com nossa inteligência artificial, conseguimos  aprender e identificar rapidamente novos formatos de chamadas inoportunas e golpes, transformando a experiência das pessoas em uma decisão consciente. Queremos que o brasileiro volte a ter o controle da sua comunicação, sem abrir mão da sua segurança”, disse o diretor de e-commerce da Kaspersky na América Latina, Leonardo Castro.

who-calls-app-bloqueio-de-chamadas-2.jpg
O usuário pode escolher que tipo de ligações deseja bloquear. (Imagem: Kaspersky/Divulgação)

Quais são as vantagens do Who Calls Premium?

Enquanto a versão gratuita tem recursos básicos de identificação e bloqueio de chamadas, o Who Calls pago adiciona funcionalidades extras como a identificação de chamadas de WhatsApp. Com este recurso, é possível bloquear ligações indesejadas recebidas por meio do app de mensagens da Meta.

O bloqueio de chamadas por categorias é outro diferencial, possibilitando restringir os contatos de categorias específicas de empresas. Já a proteção de chamadas realizadas notifica o usuário, antes da ligação ser completada, se ele estiver tentando discar para um número registrado como spam.

Nesta modalidade, também há o funcionamento offline, com a ferramenta fazendo a identificação de ligações de spam mesmo se você estiver sem internet. No Android, a versão é incrementada, ainda, com o bloqueio de ligações internacionais suspeitas e de números fora da lista de contato e a proteção contra phishing por SMS.

O app Who Calls Premium custa R$ 19,90 por ano, valor referente à proteção para um dispositivo durante o período contratado.

Gostou do conteúdo? Continue lendo mais notícias no TecMundo e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais.



Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.