A OpenAI apresentou nesta quinta-feira (17) um agente de inteligência artificial associado ao ChatGPT que traz capacidades ainda mais avançadas do que o popular bot, podendo realizar tarefas complexas do início ao fim em nome do usuário. A novidade possui um computador virtual próprio.
O novo agente de IA da OpenAI é alimentado por um modelo de linguagem desenvolvido especificamente para si. Além disso, combina funções que já estavam disponíveis no Operator, bot autônomo lançado pela empresa no início do ano, e na ferramenta de pesquisa profunda, criada para trabalhos mais exigentes.
- Leia também: Operator: conheça a IA 'irmã' do ChatGTP que realiza tarefas no computador para você
- Conquiste novas habilidades com IA, Machine Learning e mais com economia, aproveite o cupom Udemy!
O que o agente de IA do ChatGPT pode fazer?
Ainda sem nome oficial definido, o agente do ChatGPT assume o trabalho pesado para aprimorar a busca de resultados, permitindo que o usuário se concentre em outras atividades. Ele pode automatizar tarefas como verificar a agenda à procura das próximas reuniões com base nas notícias recentes ou analisar concorrentes para criar uma apresentação, por exemplo.
- Para realizar esses trabalhos, a tecnologia navega em sites, seleciona datas, filtra resultados e executa códigos;
- O novo recurso também oferece resultados editáveis em planilhas e apresentações, disponibilizando um resumo das descobertas, em tais tarefas, como explicou a startup;
- Apesar do trabalho automatizado, o usuário está sempre no controle, pois o bot solicita que você faça login na conta e pede permissão para realizar determinadas ações;
- Interromper o processamento do agente de IA é algo que o usuário pode fazer a qualquer momento, caso queira finalizar o trabalho por conta própria.
Com acesso antecipado à novidade, o The Verge relatou que o agente autônomo apresentou lentidão em possíveis casos de uso durante a demonstração. Sobre isso, a OpenAI disse que, apesar da latência, o recurso é mais rápido que os humanos em tarefas complexas, oferecendo um ganho de tempo considerável.
A reportagem também notou a existência de salvaguardas para evitar usos indevidos do agente do ChatGPT em certos contextos, como auxiliar na criação de armas químicas ou biológicas. Outra restrição citada é em relação à realização de transações financeiras pelo bot autônomo, que por enquanto estão restritas.
)
Disponibilidade
Assinantes dos planos Pro, Plus e Team já têm acesso ao novo agente de IA da OpenAI, bastando selecionar o “modo agente” entre as opções do menu de ferramentas. Por sua vez, os usuários Enterprise e Educação vão receber a novidade ainda este mês, mas sem data definida.
Na modalidade Pro, é possível executar um número praticamente ilimitado de tarefas com o agente autônomo, enquanto nos outros planos pagos há um limite de 50 atividades mensais. No último caso, há a possibilidade de adicionar uma maior quantidade, pagando separadamente.
- Fique por dentro: Novo agente de IA é 'como um super-herói', diz CEO da OpenAI
A empresa não detalhou em quais mercados o agente do ChatGPT chegará primeiro, mas é possível que a disponibilidade esteja limitada aos Estados Unidos no momento.
O que você achou desta nova capacidade avançada do ChatGPT? Pretende usar a funcionalidade? Comente nas redes sociais do TecMundo.