O Google Drive apresentou uma instabilidade nesta sexta-feira (18) que dificultou o upload de novos arquivos. De acordo com o Down Detector, as notificações de problemas começaram por volta das 11h30 (horário de Brasília).
Segundo o site de monitoramento de serviços da internet, os problemas mais notificados foram acesso aos arquivos; website e conexão com servidor.
- Leia também: Google tem brecha que permite encontrar drives de pessoas aleatórias; veja o que o TecMundo achou
Já o mapa de falhas apontou que as ocorrências aconteceram principalmente nas cidades de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
)
Por volta das 12h, o Down Detector já mostrava que havia cerca de 400 notificações de erros e falhas em relação ao sistema de cloud.
Em testes realizados pelo TecMundo, o Google Drive não entrava na versão web e uma mensagem de “erro 500” aparecia. Em outro momento, a mensagem de erro foi do código 504.
Reclamação nas redes sociais
Muita gente utilizou as redes sociais para falar sobre a queda do Google Drive. No X, o antigo Twitter, foi possível inclusive encontrar pessoas de outros países falando sobre a situação, demonstrando que o problema foi potencialmente global.
Confira, abaixo, algumas das reclamações:
O que causou o problema do Google?
Ainda não se sabe o que causou a instabilidade no Google Drive. Contudo, ao que parece, o problema parece não ser somente com o app de arquivos na nuvem.
O Down Detector mostrou que outros serviços como o Google Cloud, Google Chat, Gmail e até o próprio buscador também tinham registros de reclamações.
O painel de status do Google Workspace confirmou as falhas. Por volta das 12h40, o site exibiu que os seguintes produtos estavam passando por incidentes: Gmail, Google Drive, Google Meet e Suporte do Google Workspace.
“Vários serviços do Workspace estão apresentando taxas elevadas de latência e erro”, exibia uma mensagem em inglês.
O TecMundo entrou em contato com o Google para verificar a extensão do problema e a matéria será atualizada caso a empresa se pronuncie sobre o assunto.
Normalização do Google Drive
O site de status dos serviços do Google apontou por volta das 13h05 que o Google Drive e outros sistemas já haviam sido normalizados.
“Nossa investigação inicial aponta para uma falha na infraestrutura de hardware como a causa provável. Os engenheiros atenuaram o impacto no ambiente de trabalho redirecionando o tráfego para longe da infraestrutura de hardware afetada”, explica o site.