menu
Tecmundo
Software

Waze deve parar de funcionar em smartphones antigos

Próxima atualização do software de direção solicita um sistema operacional mais avançado que aparelhos mais velhos não têm.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

12/08/2025, às 21:00

Atualizado em 13/08/2025, às 09:30

Waze deve parar de funcionar em smartphones antigos

O Waze, popular aplicativo de GPS e instruções de direção, vai deixar de oferecer suporte para diversos smartphones mais antigos. Isso acontece porque a versão mais nova do software ganhará uma atualização, e esse update requer que os celulares tenham sistema operacional Android 10 em diante.

A Waze ainda não se pronunciou totalmente a respeito dessa mudança e o problema ainda não afeta os usuários gerais. Na verdade, isso foi descoberto por meio de testadores beta do aplicativo, ou seja, que recebem atualizações antes da maioria do público, e começaram a receber notificações alertando sobre o acontecimento.

Em redes sociais como o Reddit, usuários compartilharam publicações e dizem ter recebido as mensagens do aplicativo. A mensagem em questão apontava o fim da compatibilidade com celulares que tivessem o sistema Android 9, mas não especificou exatamente quando isso irá ocorrer.

waze-nao-vai-mais-funcionar-em-celulares-antigos
Waze é muito utilizado no Brasil, principalmente por motoristas de apps como Uber e 99 (Imagem: GettyImages)

O que acontece se eu não atualizar o Waze?

Por mais que a nova atualização do Waze não esteja disponível para todos ainda, eventualmente o update será lançado. Diante disso, caso você precise muito do aplicativo, a melhor opção é ir atrás de algum smartphone novo, já que se você ainda tem o Android 8 ou 9, em breve outros apps também terão a compatibilidade encerrada.

  • O fim da falta de compatibilidade significa que o Waze pode parar de funcionar totalmente em celulares mais velhos;
  • Caso isso não ocorra, o app pode começar a operar com erros e problemas persistentes que seriam corrigidos por atualizações;
  • Ameaças cibernéticas também procuraram alvos desatualizados e sem proteção, portanto você pode estar em risco.

No melhor dos cenários, trocar de smartphone é a ideia ideal nesses casos. Porém, caso você não possa fazer isso agora, usar outro aplicativo de GPS, como o próprio Google Maps, pode ajudar a mitigar o problema.

Para mais informações sobre aplicativos e o sistema Android, fique de olho no site do TecMundo e não perca nenhuma informação.

 



Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

Felipe Vitor Vidal Neri

Especialista em Redator

Redator de tecnologia com foco no segmento de hardware. Pelo TecMundo, atuo na elaboração de notícias, especiais, entrevistas e análise de produtos, como processadores e placas de vídeo.