menu
Tecmundo
Software

Windows 11 finalmente ganha correções para o tema escuro

Em uma atualização de testes do Windows 11, testadores encontraram ajustes visuais para caixas de diálogo para operações com arquivos, uma das pendências do tema escuro.

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

18/08/2025, às 14:00

Windows 11 finalmente ganha correções para o tema escuro

A Microsoft está finalmente ajustando inconsistências visuais no tema escuro do Windows 11. O informante phantomofearth (@phantomofearth no X) mostrou como algumas caixas de diálogo do sistema operacional ficaram após a aplicação de uma nova paleta de cores em uma versão de testes.

O tema escuro foi introduzido no Windows 10 em 2016 e mantido no Windows 11. No entanto, várias áreas do sistema não aplicavam o efeito corretamente, exibindo elementos no visual claro, mesmo quando o usuário optava pelo modo escuro.

O que mudou?

Entre as correções estão as caixas de diálogo para operações com arquivos — como cópias, mensagens de acesso negado, confirmações e exclusões. Antes exibidas em branco na versão estável do Windows 11, essas janelas agora aparecem em cinza escuro em uma compilação experimental do sistema.

As mudanças estão presentes na Build 26100.5061 (KB5064081), liberada no Canal Release Preview na última quinta-feira (14). Por enquanto, os novos visuais precisam ser habilitados manualmente.

Quando chegam para todos?

Até o momento, a Microsoft não comentou oficialmente sobre os ajustes. É possível que eles façam parte de uma atualização mais ampla, possivelmente ligada ao update 25H2, previsto para o final de 2025. Ainda assim, ferramentas avançadas como o Painel de Controle, o Histórico de Confiabilidade e o Gerenciamento de Disco continuam limitadas ao tema claro.

Considerando o histórico da empresa, dificilmente todas as pendências do modo escuro serão corrigidas de uma vez só.

Acompanhe o TecMundo para não perder nenhuma atualização sobre o Windows 11, correções de bugs e recursos em desenvolvimento. Siga nossas redes sociais e fique sempre informado sobre o universo da tecnologia.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.