menu
Tecmundo
Software

Windows 11 terá Bluetooth LE com qualidade avançada para headsets

Microsoft trabalha em novo algoritmo de compressão para permitir melhorias de áudio em headsets ainda para este ano

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

27/08/2025, às 16:00

Windows 11 terá Bluetooth LE com qualidade avançada para headsets

A conexão Bluetooth é uma das mais antigas e conhecidas nos PCs atuais e a Microsoft quer melhorar essa tecnologia. A companhia trabalha em uma nova arquitetura que torna os perfis de compressão de áudio mais inteligentes e com melhor qualidade para superar um velho problema dessa rede sem fio.

O novo recurso funcionará no Windows 11, que permite que periféricos com áudio Bluetooth Low Energy (LE) reproduzam áudios de alta fidelidade em estéreo, junto a um microfone funcional. É dito que essa será uma nova arquitetura para substituir os padrões A2DP e HFP de maneira flexível.

Com esse novo algoritmo, a empresa promete uma largura de banda maior, com taxa de amostragem bidirecional de 32 kHz durante o uso de voz. Em outras palavras, isso significa que a transmissão do áudio não ficará mais abafada quando os usuários utilizarem periféricos com microfones.

microsoft-vai-melhorar-bluetooth-em-headsets
Atualização do Bluetooth deve ajudar gamers que usam headsets e criadores de conteúdo (Imagem: 
Petr Macháček/Unsplash)

Por que a Microsoft quer mudar o Bluetooth?

Embora seja um recurso clássico, o Bluetooth padrão não oferece uma qualidade sonora equilibrada. A tecnologia se divide nos formatos A2DP e HFP. A primeira, chamada de Advanced Audio Distribution Profile, prioriza a qualidade sonora, mas não permite uso de microfones. Já a segunda, Hands-Free Profile, ativa o uso de microfone, mas em troca oferece menos qualidade sonora.

  • Enquanto esse novo Bluetooth LE suportará taxa de amostragem de 32 kHz, o perfil HFP permite somente uma taxa de 8 kHz;
  • A Microsoft também informa que esse áudio LE irá melhorar chamadas de vídeo em aplicativos como o Microsoft Teams;
  • O recurso Low Energy também passará a ser compatível com a tecnologia de Áudio Especial em 360º;
  • Vale notar que para tudo isso funcionar, a fabricante do headset usado pelo usuário precisará lançar drivers de compatibilidade.

A Microsoft explica que computadores lançados no fim de 2025 terão a funcionalidade por padrão, enquanto máquinas mais antigas precisam estar com o Windows 11 atualizado no update 24H2 mais recente. O novo recurso deve estar disponível para os usuários até o fim do ano.

Para mais informações sobre melhorias de software e sistemas operacionais, fique de olho no TecMundo e não perca nada.
 



Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

Felipe Vitor Vidal Neri

Especialista em Redator

Redator de tecnologia com foco no segmento de hardware. Pelo TecMundo, atuo na elaboração de notícias, especiais, entrevistas e análise de produtos, como processadores e placas de vídeo.