menu
Tecmundo
Software

Microsoft Edge testa recurso que permite reproduzir vídeos do YouTube em segundo plano de graça

Um novo recurso em testes no Microsoft Edge Canary permite colocar vídeos do YouTube em segundo plano sem assinar YouTube Premium

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

01/09/2025, às 17:00

Microsoft Edge testa recurso que permite reproduzir vídeos do YouTube em segundo plano de graça

Um novo recurso do Microsoft Edge permite reproduzir vídeos do YouTube em segundo plano, mesmo sem assinatura do YouTube Premium. A função foi descoberta na versão Canary do navegador e precisa ser habilitada manualmente — mas pode não durar para sempre.

Segundo o informante Leopeva64 (@Leopeva64 no X), que revelou a descoberta, o recurso se chama Video Background Play (“Reprodução de vídeos em segundo plano”, em tradução livre). A função aparece no menu de recursos experimentais do Edge, acessado em edge://flags.

Quando ativada, a ferramenta permite que vídeos continuem tocando mesmo se o usuário alternar para outras abas do navegador. O vazador chegou a publicar uma demonstração em vídeo no X.

Como ativar a reprodução em segundo plano

Para habilitar o recurso no Microsoft Edge Canary, siga os passos abaixo:

  • Acesse a página edge://flags no navegador;
  • Pesquise por Video Background Play na barra de busca;
  • Altere o estado para Enabled (“Ativado”, em português);
  • Reinicie o navegador.

Depois disso, é necessário ativar a função também no menu de configurações:

  • Abra o menu de Configurações do Edge Canary;
  • Role até encontrar Configurações de site;
  • Acesse a seção Background video playback;
  • Habilite a opção de reprodução em segundo plano.

Feito isso, os vídeos do YouTube devem continuar rodando mesmo quando você estiver em outras abas.

Por que pode não durar

O YouTube já oferece reprodução em segundo plano no celular, mas o recurso é exclusivo de assinantes do YouTube Premium, que custa a partir de R$ 26,90 por mês no Brasil. Portanto, a função do Microsoft Edge representa uma alternativa gratuita ao benefício pago.

Por esse motivo, não está claro até quando o recurso estará disponível. É possível que o Google impeça o funcionamento futuramente, seja por meio de mudanças técnicas no YouTube ou por uma negociação direta com a Microsoft.

Quer ficar por dentro das novidades sobre navegadores, Google e YouTube? Siga o TecMundo no X, Facebook, Instagram e TikTok e acompanhe as principais atualizações do mundo da tecnologia.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.